Saúde

Liga lamenta que bombeiros paguem portagens para transporte de operacionais

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-07-2022

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que as viaturas de transporte de doentes não urgentes, utilizadas nas últimas semanas para transporte de bombeiros para os maiores incêndios, tivessem pago portagens.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à Lusa, a LBP dá conta de “uma situação absurda vivida pelos bombeiros nas últimas semanas”, em que têm de “pagar portagens para ir apagar fogos”.

Segundo a LBP, as corporações de bombeiros servem-se dos veículos dedicados ao transporte de doentes não urgentes para fazer a rendição dos bombeiros para os locais dos maiores incêndios, mas “têm de pagar as portagens nas autoestradas já que essas viaturas não beneficiam de portagens gratuitas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Liga lamenta que as associações não são ressarcidas desta despesa, considerando que “é mais um custo que têm que suportar e que podia ser evitado”.

“A utilização dos veículos dedicados ao transporte de doentes para esse efeito foi um dos muitos argumentos apresentados pela LBP à Brisa e ao secretário de Estado das Infraestruturas para o direito a portagens gratuitas. Esses argumentos infelizmente não tiveram até agora ganho de causa”, precisa a Liga.

PUBLICIDADE

A LBP explica que os veículos dedicados ao transporte de doentes não urgentes têm como função principal “o transporte de doentes para tratamentos, consultas e outros atos, mas também são um recurso importante para a evacuação de populações em risco e, neste caso, para transportar bombeiros para os vários teatros de operações”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE