Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Liga estima prejuízo de 23 milhões de euros para transporte de doentes feito pelos bombeiros

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-01-2023

O prejuízo do transporte de doentes efetuado em ambulâncias pelas corporações de bombeiros deverá atingir este ano os 23 milhões de euros, segundo uma estimativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

PUBLICIDADE

“Se nada for feito, o transporte de doentes em ambulâncias terá este ano um prejuízo de 23 milhões de euros”, disse à agência Lusa o presidente da LBP, António Nunes, avançando que a Liga quer ver rapidamente revertida esta situação através de uma atualização dos valores pagos pelo Ministério da Saúde às corporações de bombeiros.

Segundo a LBP, atualmente é pago aos bombeiros uma taxa de 10 euros referente à saída da ambulância e 56 cêntimos por quilómetro.

PUBLICIDADE

publicidade

António Nunes avançou que a Liga defende um aumento para 20 euros da taxa de saída e 70 cêntimos por quilómetro.

A atualização dos valores, que a LBP considera como a que mais preocupa atualmente os bombeiros voluntários, vai ser uma das questões que a Liga vai abordar na próxima terça-feira durante uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

PUBLICIDADE

O transporte de doentes em ambulância diz respeito a casos não urgentes e destina-se, por exemplo, para tratamentos por hemodialise, fisioterapia e consultas de oncologia, bem como transporte inter-hospitais.

António Nunes indicou ainda que o Ministério da Saúde tem atualmente uma dívida aos bombeiros de cerca de 25 milhões de euros referente a serviços prestados em 2022 que ainda não foram pagos.

O presidente da LBP explicou que esta dívida é dos hospitais e administrações regionais de saúde, que não têm uma rotina de pagamento às corporações de bombeiros, o que cria “uma grande dificuldade de gestão das tesourarias”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com