Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Liga dos Campos do Mondego comemora aniversário

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-11-2014

unnamed (19)

PUBLICIDADE

O programa de aniversário da LACAM – Liga dos Campos do Mondego teve como ponto alto a realização da sessão solene que reuniu dezenas de entidades e muitos amigos da instituição carapinheirense.

Na iniciativa que contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-VelhO Paula Rama e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, deu os parabéns à instituição e, ao referir que “o Museu do Campo pertence à Carapinheira”, reiterou o empenho e a disponibilidade para ajudar a LACAM a encontrar uma melhor solução museológica.

PUBLICIDADE

publicidade

A reivindicação é antiga, mas para o edil é importante o museu “ter a capacidade de angariar receita” e destacou: “Há aqui peças que não se veem em lado nenhum e, por isso, é um privilégio que é dado aos visitantes”.

Em dia de festa e ao enaltecer “a vontade e a determinação” de Luiz Correia de Oliveira, um dos principais dinamizadores do Museu do Campo e presente desde a sua fundação, o autarca montemorense apresentou também um roteiro dedicado aos espaços museológicos do concelho – Museu do Campo, na Carapinheira, e Museu de Arte Sacra, em Meãs do Campo.

PUBLICIDADE

“Estamos fortemente empenhados na divulgação das nossas riquezas patrimoniais e este guia vai ser também distribuído no Castelo. Estamos também a desenvolver outros projetos e outras rotas que vão ser muito importantes na promoção do património de outras freguesias do concelho”, sublinhou.

A cerimónia ficou ainda marcada pelo descerramento da placa de identificação do Museu do Campo, que passou a designar-se “Museu do Campo – Eng.º Luiz Correia de Oliveira” e a presidente da direção, Ana Filomena Neves, avançou: “Esta parece-nos uma justa homenagem a quem sempre esteve ligado ao museu e que muito fez e continua a fazer pela preservação e recuperação das tradições”.

No momento, Luiz Correia de Oliveira, com palavras de agradecimento, desejou que “o museu possa continuar a ser engrandecido”, destacou que “é um projeto que só é possível manter se continuar a haver amor, um amor à terra” e aproveitou o momento para oferecer ao Município, na pessoa do presidente da Câmara, a primeira edição fac-similada da obra Peregrinação da autoria de Fernão Mendes Pinto.

As comemorações ficam concluídas nom próximo dia 30, às 16:oo, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, com a Gala do XXVI.º Aniversário da Lacam (passagem de modelos com a participação das Emteadas, Rosmaninho e Roupamor; atuação do Cancioneiro da LACAM, Escola de Música Clave de Sol, Escola de Dança Afriklave, Orquestra Ligeira da Carapinheira, Rancho Folclórico da Carapinheira e Sara Travassos).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com