Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Liga divulga “código contra o cancro”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-10-2017

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover nos próximos dias 10 e 11 de novembro, em Coimbra, um Congresso sobre o Código Europeu Contra o Cancro (CCECC). Desenvolvido pelo Centro Internacional de Investigação do Cancro (IARC), da Organização Mundial da Saúde, este código incide nas medidas que os cidadãos podem tomar sozinhos ou pelas suas famílias para reduzir o risco de cancro.

PUBLICIDADE

cancro_celulas-720x446

A atual formulação do código é constituída por 12 recomendações que a maioria das pessoas pode seguir sem necessitar de qualquer aptidão ou aconselhamento especial. De acordo com o IARC, quanto mais recomendações forem seguidas, tanto menor será o risco de contrair cancro.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a realização deste congresso, a Liga Portuguesa Contra o Cancro prossegue as iniciativas de divulgação de uma versão adaptada do Código que tem desenvolvido desde 2016 junto da população e que, desta vez, numa iniciativa nacional de âmbito científico, dirige a profissionais das áreas da saúde e educação como, por exemplo, médicos de Medicina Geral e Familiar e professores dos ensinos básico e secundário.

Contando com a participação de especialistas nacionais e europeus, o Congresso sobre o Código Europeu Contra o Cancro tem como grande objetivo a contextualização da evidência científica subjacente a cada mensagem preconizada pelo Código.

PUBLICIDADE

O Congresso decorre nos dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira sábado, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e tem o valor de inscrição de 20 euros, que habilita a almoço volante nos dois dias. A inscrição pode ser feita aqui, sendo possível obter informações adicionais através do número 239 487 490 / ou do email congressos.nrc@ligacontracancro.pt.

O primeiro dia começa com uma conferência sobre Prevenção Primária do Cancro na Europa, com a intervenção inicial de Sakari Karjalainem, da European Cancer Leagues, seguida de painéis temáticos sobre tabaco.

Ainda de manhã, Roland Herrero, da International Agency for Research on Cancer, aborda “O Código Europeu Contra o Cancro – A harmonização das recomendações fundamentadas na evidência Científica e na disparidade da realidade social na Europa”. Do programa da tarde fazem parte temas como a Alimentação Saudável e Atividade Física, Exposição a Radiações e termina com uma conferência sobre Cancro profissional.

O dia seguinte acompanha várias das recomendações do código e promove intervenções sobre temas como cancro e ambiente hormonal, Álcool e carcinogénese, HPV – carcinogénese e vacina, Riscos e Benefícios do rastreio de cancro. Durante a tarde, deste segundo dia, decorre um painel sobre rastreio de cancro, onde se abordam os rastreios de cancro da mama, do colo do útero e  colorretal.
No dia anterior ao Congresso, 9 de novembro, quinta-feira, decorrem dois workshops pré-Congresso sobre Educação para a Saúde (com Felisbela Lopes, Universidade do Minho; Irma Brito, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Maria Piedade Brandão, Universidade de Aveiro) e Voluntariado em Saúde (Susana Queiroga, Instituto São João Deus; Margarida Pinto Correia, Fundação EDP e Sofia Crisóstomo, Mais Participação, melhor saúde), para os quais a participação está sujeita à inscrição prévia e lotação da sala.

Ainda no âmbito deste congresso será apresentada a nova APPda Liga Portuguesa Contra o Cancro sobre Cancro Colorretal

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com