Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Liga de Amigos alerta para roubo de sinalética de caminhos na Serra da Lousã

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-07-2022

A Liga de Amigos da Serra da Lousã – Lousitânea alertou hoje para o roubo de sinalética dos percursos pedestres no concelho de Góis, salientando que a falta de um marco levou uma turista a perder-se na zona.

PUBLICIDADE

“Nos últimos tempos têm sido roubados alguns dos postes de madeira onde são colocadas as sinaléticas dos percursos pedestres do concelho”, afirmou hoje a Lousitânea, na sua página da rede social Facebook, apelando à consciência de quem faz o furto “para que repense as graves consequências do ato”.

Segundo a Liga de Amigos, responsável pela manutenção dos caminhos no concelho de Góis (distrito de Coimbra), uma turista perdeu-se na terça-feira e teve que pedir “socorro às autoridades locais”, realçando que, caso não tivesse cobertura de rede, a situação poderia ter sido “bem mais complicada”.

PUBLICIDADE

publicidade

A situação começou a registar-se a partir do final de 2021, tendo já sido registados vários roubos de postes de madeira, disse à agência Lusa a responsável da Lousitânea, Cátia Lucas.

“Não podemos todos os dias andar nos percursos pedestres a ver quem rouba. Esperemos que quem faça isto perceba as consequências dos atos. Uma senhora perdeu-se e os bombeiros tiveram de a ir resgatar, quando, numa altura de incêndios, todos são precisos para o combate”, realçou.

PUBLICIDADE

De acordo com Cátia Lucas, alguns dos postes acabaram por ser restabelecidos com recurso a cimento para garantir que não seriam furtados, mas mesmo assim a situação voltou a repetir-se.

“Não chega a uma dezena de furtos, mas basta um marco desaparecer para que uma pessoa acabe perdida” nos caminhos, realçou.

Na rede social Facebook, a Câmara de Góis também reforçou o apelo, sublinhando que o furto de postes pode “ser um grave risco para a segurança e a vida das pessoas que escolhem visitar” o território.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com