Saúde

Liga Contra o Cancro apela à generosidade e garante medidas de proteção no peditório nacional 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-10-2020

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apelou hoje à generosidade dos portugueses para o peditório nacional que arranca dia 29, garantindo que todas as medidas de proteção serão usadas para impedir contágio por causa da pandemia.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o dirigente Vitor Veloso reconheceu que este ano, porque muitas das outras iniciativas que a Liga organizava não podem decorrer por causa da pandemia de covid-19, o apoio aos doentes e famílias está muito mais dependente do peditório nacional, que no ano passado angariou cerca de três milhões de euros.

PUBLICIDADE

“É um dos aspetos mais importantes na angariação de fundos que a Liga promove, fundamental para sobrevivência e para as ações que desenvolvemos de apoio a doentes oncológicos e famílias ao longo do ano, além da área da investigação”, afirmou Vitor Veloso, lembrando que os pedidos de apoio cresceram 40% e que as consultas de psico-oncologia duplicaram.

O responsável reconhece que este ano o peditório nacional é um desafio ainda maior pois “a pandemia pode fazer com que as pessoas, sobretudo as mais idosas, tenham algum receio em aderir”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para angariar voluntários mais novos a LPCC tem a decorrer uma campanha que lembra a importância do apoio a estes doentes e garante a proteção necessária tanto de quem estará na rua, a recolher donativos, como de quem dá.

“O peditório é sempre difícil de realizar e este ano vai ser mais difícil, por isso estamos a tentar, com êxito, recrutar elementos mais jovens das universidades e dotar as equipas de todos os cuidados sanitários, que são muito exigentes e permitem que façam o peditório sem qualquer tipo de perigo”, acrescentou.

A campanha do ano passado envolveu cerca de 20.000 voluntários e angariou cerca de três milhões de euros, uma verba necessária para o apoio que a LPCC dá aos doentes oncológicos e suas famílias, não só a nível dos rastreios, mas ajudas financeiras para pagamentos de rendas, transportes, alimentação e medicamentos, que este ano cresceram 40%.

“Sabemos que estamos a assistir a crise económico financeira muito grande e isso pode impedir algumas pessoas de darem o seu donativo. Mas apelamos mais uma vez ao espírito de generosidade dos portugueses e estamos confiantes de que a população sabe as instituições que trabalham bem, como a Liga, cujos corpos sociais são todos voluntários”, disse o responsável.

O dirigente da região Norte da LPCC explicou que a organização tem colmatado as falhas que ao nível do apoio social têm “falhado redondamente”

“Há casos, que ajudamos, em que a única pessoa que trabalha no agregado familiar é o doente oncológico”, contou o responsável, sublinhando o rigor com que as verbas angariadas são aplicadas: “Todo o cêntimo é contabilizado e usado em prol dos doentes oncológicos e seus familiares”.

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai decorrer entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE