Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Libertados 16 dos adeptos ‘casuals’ detidos em operação da PSP em Lisboa

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-02-2023

Dezasseis dos adeptos ‘casuals’ de Sporting e Benfica detidos na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo foram hoje libertados, mas estão proibidos de contactarem entre si, determinou um juiz do Tribunal de Instrução Criminal (TIC).

PUBLICIDADE

Segundo a informação divulgada pelo Conselho Superior da Magistratura a pedido do juiz presidente da comarca de Lisboa, os suspeitos foram separados em dois processos e hoje foram ouvidos os adeptos do Sporting.

Os restantes adeptos detidos na sequência da operação desta quarta-feira da Polícia de Segurança Pública (PSP) devem conhecer as medidas de coação esta sexta-feira.

De acordo com o despacho publicado hoje pelo Conselho Superior da Magistratura sobre as medidas de coação dos 16 arguidos interrogados, um dos arguidos irá continuar com o Termo de Identidade e Residência a que já estava sujeito.

Todos os arguidos estão proibidos de contactarem entre si e com os ofendidos e ainda proibidos “de se aproximarem e frequentarem todos os estádios a nível nacional nos dias em que existam jogos e as suas imediações, numa distância de pelo menos 500 metros”.

Ainda segundo o documento judicial, os 16 arguidos estão fortemente indiciados de quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada.

PUBLICIDADE

Três destes arguidos estão ainda fortemente indiciados de um crime de dano qualificado relacionado com o fenómeno desportivo, um crime de participação em rixa e três crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Uma operação da PSP junto de grupos de adeptos ‘casuals’ de Sporting e Benfica resultou na quarta-feira em 30 detidos na área da Grande Lisboa e na margem sul do Tejo, segundo aquela força policial.

Além dos 29 mandados de detenção fora de flagrante delito, a Polícia de Segurança Pública referiu que “foi ainda detido em flagrante delito outro indivíduo na posse de uma arma proibida, tratando-se de uma arma de fogo”.

A par das 30 detenções, de indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos, junto de “dois grupos afetos ao movimento dos ‘casuals’” de ‘leões’ e ‘águias’, foi apreendido “diverso material afeto a esta subcultura”.

Entre os itens apreendidos estão três armas de fogo e mais de 750 munições de vários calibres, material pirotécnico, de petardos a potes de fumo e tochas, armas brancas e outros instrumentos artesanais, “13 artefactos de sinalização marítima”, 5.840 doses de haxixe e 1.016 doses de heroína.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com