Portugal

Levantada interdição a banhos na praia da Zambujeira do Mar

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-09-2022

 A interdição a banhos na praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), foi hoje levantada após resultados normais das análises efetuadas à água, revelou o comandante da Capitania do Porto de Sines, Rui Filipe.

PUBLICIDADE

“Na contra-análise que a Agência Portuguesa do Ambiente [APA] fez, na sexta-feira, cujos resultados foram obtidos hoje, verifica-se que os parâmetros estão dentro dos valores de referência, sendo levantada a interdição”, explicou à agência Lusa o responsável.

De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Sines, apesar de os resultados das análises permitirem “a ida a banhos em total segurança”, a bandeira verde não voltou a ser hasteada porque a época balnear “terminou este domingo” naquela praia.

PUBLICIDADE

“A época balnear terminou e, neste momento, já não existe posto de praia onde possam ser içadas as bandeiras que recomendam ou não a ida a banhos”, adiantou.

Por isso, aconselhou o “máximo cuidado” e “a adoção de comportamentos prudentes” a todos os banhistas que continuam a frequentar aquela zona balnear, uma vez que “já não se encontra sob vigilância dos nadadores-salvadores”.

PUBLICIDADE

publicidade

A praia da Zambujeira do Mar foi interditada a banhos, na sexta-feira, depois de análises à qualidade da água feitas pela APA revelarem “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos”, informou na altura a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

A APA desaconselhou, então, a ida a banhos e a AMN deu instruções, nessa sexta-feira, para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia a alertar “sobre a interdição da ida a banhos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE