Empreendedorismo

Lenda da Beira promoveu encontro do medronho e do medronheiro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-12-2022

A empresa Lenda da Beira, sediada em Pampilhosa da Serra, dinamizou ontem o V Encontro do Medronho e do Medronheiro. A iniciativa contou com a presença de cerca 150 pessoas, entre produtores, investigadores, técnicos e comerciantes, e uma vez mais procurou dar a conhecer as potencialidades da cultura do medronheiro e o impacto positivo que pode ter no território a vários níveis. 

PUBLICIDADE

José Martins, que fundou a Lenda da Beira em 2011, faz um balanço “ótimo” deste encontro, cujo objetivo passou por “dinamizar a cultura do medronho principalmente no concelho e na zona centro”, mostrando às pessoas que “esta é uma cultura viável”. 

Para fomentar a partilha de conhecimento qualificado, este encontro contou com a participação da Direção Regional de Agricultura e Pescas e da Escola Superior Agrária de Coimbra, instituições que abordaram temáticas como a preparação do solo, a fertilização dos medronheiros, boas práticas de colheita entre muitas outras. Antes do almoço-convívio, decorreu ainda uma inevitável visita às instalações da destilaria Lenda da Beira. 

PUBLICIDADE

publicidade

As caraterísticas do medronheiro (resiliência e adaptabilidade) e o trabalho de empresas como a Lenda da Beira, produtores e investigadores, têm levado a um crescente interesse por este tipo de plantação. Ainda assim, segundo José Martins, “este é apenas o início”, nomeadamente porque a investigação e a inovação, podem dar origem a processos mais eficientes na produção e colheita do fruto e também à descoberta de novos mercados e aplicações. “O medronho tem caraterísticas próprias, únicas, que têm de ser estudas e investigadas, daí a importância de estarmos a fazer este encontro com o objetivo de motivar a que isso aconteça”, disse ainda o empresário. 

O V Encontro do Medronho e do Medronheiro terminou em pleno Natal Serrano. No evento, Nuno Nobre dinamizou um show cooking e uma ação de degustação de novas combinações do medronho. Com muita criatividade à mistura, o chefe fez do medronho a estrela de diferentes receitas.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE