Vamos

Lembra-se do cão mais velho do mundo? Bobi é português e está de parabéns!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 12-05-2023

O Bobi é um cão português com cerca de 30 anos e é o canino mais velho do mundo! O Rafeiro Alentejano já consta no recorde mundial do Guinness, porque não é apenas o patudo mais velho vivo, mas sim o cão mais velho de sempre.

PUBLICIDADE

Vive com a família Costa na aldeia de Conqueiros, em Leiria, e no dia 11 de maio completou 31 anos. O dono está a organizar uma grande festa de aniversário, no sábado, dia 13 de maio, com mais de 100 convidados, segundo o Guinness World Records. Garante que será uma festa “tradicional portuguesa” e que contará com muita comida e um espetáculo de dança em que o animal vai participar.

Na comemoração vão estar presentes “mais de 100 pessoas, muitas delas vindas de outros países”, revelou Leonel Costa, dono de Bobi, garantindo que será uma festa “tradicional portuguesa” e que contará com muita comida e um espetáculo de dança em que o animal vai participar.

PUBLICIDADE

publicidade

Nasceu em 1992 e é o único sobrevivente de quatro bebés. A família desfez-se dos filhotes, mas Bobi escapou por se ter escondido, continuando a ser alimentado pela progenitora. Com a idade, já sofre de alguns problemas de visão e dificuldade em fazer longos passeios, porém ainda tem energia para brincar com os gatos com quem partilha o espaço.

A família acredita que o segredo da sua longevidade resulta do facto de sempre ter vivido no campo, num ambiente tranquilo e em contacto com a natureza. A mãe de Bobi viveu até aos 18 anos.

PUBLICIDADE

A raça de Bobi é conhecida por ser um bom cão de guarda, geralmente usada para o controlo de gado, com uma esperança média de vida de 12 a 14 anos.

O animal bateu o recorde que antes pertencia a Bluey, um cão de gado australiano, que viveu até aos 29 anos e 5 meses de idade.

A idade deste cão foi verificada pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), uma base de dados de animais de estimação, autorizada pelo Governo português e gerida pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários e pela União Nacional dos Veterinários (SNMV).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE