Região

Leigos para o Desenvolvimento com campanha “Escolinhas comunitárias do Niassa”

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 19-06-2013

EscolinhasNiassa2

PUBLICIDADE

“Escolinhas comunitárias do Niassa” é a nova campanha dos Leigos para o Desenvolvimento que pretende angariar fundos para prosseguir o projeto de educação pré-escolar que tem levado a cabo com as crianças das aldeias do interior de Moçambique. Esta rede comunitária de ensino pré-escolar envolve cerca de 307 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, 30 recursos humanos moçambicanos e 150 mamãs.

Desde 1993 que a ONGD Leigos para o Desenvolvimento está na província do Niassa, trabalhando diretamente com a Diocese Católica de Lichinga. A ligação dos Leigos às Escolinhas Comunitárias inicia-se em 1996, tendo-se criado em 1998 uma Coordenação Geral que se revelou fundamental para o desenvolvimento do Projeto nos anos seguintes, sobretudo em termos pedagógicos, capacitando as crianças dos 3 aos 6 anos de meios rurais da província do Niassa, não apenas no uso e entendimento da língua portuguesa, mas sobretudo dando-lhes as competências necessárias para poderem ingressar e progredir eficazmente no ensino primário.

PUBLICIDADE

Assegurar o acesso à educação de qualidade na primeira infância antes da entrada no ensino formal, é o suporte para a implementação do direito à educação, uma vez que prepara as crianças para conseguirem tirar o maior partido das oportunidades educativas que lhes são proporcionadas a partir do ensino primário. De facto, vários estudos internacionais confirmam que a educação pré-escolar e os cuidados na primeira infância são fundamentais pois potenciam a frequência e o sucesso escolar das crianças a partir do ensino primário, sensibilizam as famílias para a importância da educação trabalhando também com estas a necessidades das meninas terem também um acesso equitativo à educação e garantem respostas de geração de rendimentos para as mulheres que podem dedicar-se mais plenamente a uma atividade económica.

Estas são as razões que continuam a basear a existência do projeto, e a rede das Escolinhas Comunitárias do Niassa quer cada vez mais ser reconhecida a nível provincial como uma boa prática de uma resposta comunitária sustentável ao nível da Primeira Infância e do ensino pré-escolar. Saiba mais sobre o projecto em www.leigos.org

PUBLICIDADE

publicidade

Os “Leigos para o Desenvolvimento” são uma Associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida como uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), membro da Plataforma Nacional das ONGD Portuguesas e da Rede Xavier. Nasceu em Lisboa, a 11 de Abril de 1986,e a sua sede é no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), sito na Estrada da Torre, nº 26, 1769-014 Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE