Coimbra

Lei sobre incêndios em edifícios é boa mas há falhas no cumprimento

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-07-2018

 

PUBLICIDADE

 A legislação existente em Portugal relativa à segurança contra incêndios em edifícios é das melhores a nível internacional, embora muitas vezes não seja cumprida e eficazmente aplicada, disseram à Lusa dois engenheiros especialistas em Estruturas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Posso garantir que temos das melhores legislações ao nível mundial e recentes. As inspeções estão regulamentadas, mas, muitas vezes, sucede que estas coisas existem [incêndios urbanos] e aconteçam na mesma”, disse Paulo Vila Real, vice-reitor da Universidade de Aveiro e diretor científico do Laboratório de Resistência ao Fogo.

Em declarações à agência Lusa, o especialista e docente na Universidade de Aveiro considerou não ser por falta de legislação que “os edifícios não são projetados e fiscalizados”, mas, exemplificou, pode acontecer uma fiscalização ocorrer numa altura em que tudo está conforme a lei e, posteriormente, o edifício ser intervencionado com alterações e não ficar conforme a regulamentação até haver uma nova inspeção.
“Nesse hiato, os acidentes podem acontecer”, frisou.

PUBLICIDADE

João Paulo Rodrigues, coordenador do Mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos da Universidade de Coimbra, também considera a regulamentação portuguesa “boa e exigente”, mas sublinha que há falhas ao nível de “implementação e fiscalização”.

O engenheiro de formação explicou que, de acordo com a lei, são as pessoas que têm de pedir as inspeções, mas não estão informadas desse facto, “por isso não pedem e cria-se um vazio”.

“Algumas situações que têm existido é porque as condições regulamentares não estão implementadas, pois a entidade explorada não pediu inspeção e, eventualmente, nem sabia que a mesma tinha de ser pedida”, disse, sublinhando, contudo, que o cidadão não pode invocar desconhecer a lei.
Para João Paulo Rodrigues, a solução passa pela pedagogia.

O especialista apontou o exemplo norte-americano: os vários estados dedicam uma semana por ano à iniciativa Semana da Segurança, na qual as pessoas são sensibilizadas neste âmbito e para a implementação das regulamentações.

“Aqui em Portugal não tem havido isso. Sei que alguns municípios, há alguns anos, faziam folhetos sensibilizando os cidadãos para os perigos e colocavam nas caixas dos correios, mas agora isso não se faz e as pessoas estão um pouco perdidas”, frisou.

João Paulo Rodrigues sugeriu que a sensibilização passe pelo envio de um email pela Proteção Civil – organismo responsável pelo planeamento, coordenação e execução da política nacional de proteção civil – a dizer quais as competências enquanto cidadãos ao nível da segurança contra incêndios e outras matérias.

“Era um pouco à semelhança daquilo que faz a Autoridade Tributária quando nos envia emails a dizer as nossas obrigações e os prazos. Porque não a Proteção Civil a fazer o mesmo?”, questionou.

A Universidade de Aveiro possui, desde 2008, um laboratório de estruturas e resistência ao fogo onde se fazem ensaios regulamentares de produtos testando a sua capacidade de resistência aos incêndios.

Paulo Vila Real explicou que, apesar de não estar acreditado a nível nacional, o laboratório serve para que as empresas portuguesas desenvolvam um produto e depois, para obter marcação CE (Comunidade Europeia), recorram a laboratórios estrangeiros sabendo que o seu produto já possui as características exigidas para essa certificação.

“Digamos que uma empresa quer desenvolver uma porta contra o fogo. Podem fazê-lo aqui. Trazem o produto, mete-se no forno vertical […] e vê-se quanto tempo aguenta em termos de isolamento térmico e estanquidade, entre outros”, referiu.

Esse tempo permite classificar os materiais e, posteriormente, os projetos de segurança contra incêndio estabelecem a resistência necessária, em função do tipo de utilização.

“Se estivermos a pensar em edifícios de habitação, um fator de risco é a altura do edifício – em função desta terá mais necessidade de tempo de resistência ao fogo. O que se faz aqui é procurar que a estrutura aguente esses tempos e os próprios materiais e elementos de compartimentação também”, explicou.

Além das portas corta-fogo, o laboratório pode testar paredes de compartimentação, fazer o estudo de materiais de proteção ao fogo (muito utilizados nas estruturas metálicas), testes ao isolamento térmico e à estanquidade ao fogo em portas, paredes e outros elementos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE