Partidos

Legislativas: quem são, o que fazem e onde votam os candidatos por Coimbra

António Alves | 2 meses atrás em 20-02-2024

15 partidos e coligações disputam os nove lugares do círculo eleitoral de Coimbra nas eleições legislativas de 10 de março. Mais de metade dos cabeças de lista votam na sede de distrito.

PUBLICIDADE

Quando for votar, por antecipação, no dia 3 de março ou no domingo seguinte, 10 de março, vai ter na sua mão um boletim de voto no círculo eleitoral de Coimbra com 15 partidos e coligações.

Após sorteio, a ordem dos partidos e coligações no boletim de voto é a seguinte: Bloco de Esquerda, Ergue-te, Juntos pelo Povo, Alternativa 21 (MPT e Aliança), Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM), Nova Direita, Chega, Iniciativa Liberal, CDU, PS, PAN, Reagir Incluir Reciclar (RIR), Livre, Alternativa Democrática Nacional (ADN) e Volt Portugal.

PUBLICIDADE

Por questões relacionadas com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), as fichas de candidatos que se encontram disponíveis na entrada do Tribunal de Juízo Cível na Torre do Arnado têm as idades, a filiação, a naturalidade e a morada riscadas a cor preta.

Em termos gerais, uma parte dos cabeças de lista (9) votam em Coimbra, enquanto os restantes estão recenseados em Lisboa (4), Cascais (1) e Santa Cruz (Madeira, 1). A nível profissional, temos quatro advogados, três professores universitários, dois professores, um economista, um investigador, um arquiteto, um médico, um engenheiro eletrotécnico e um jornalista.

PUBLICIDADE

publicidade

Vamos, então, conhecer os candidatos por partido (pela ordem do boletim de voto):

Bloco de Esquerda

Os candidatos efetivos votam todos em Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz e Lousã. Em termos profissionais, há dois investigadores e os restantes são juristas, antropólogos, professor universitário, responsável de compras e ambiente, contabilista certificado, médico de família e professor.

Os nomes são: Miguel Cardina, Mariana Rodrigues, Ana Carolina Gomes, Eduardo Figueiredo, Gisela Martins, Alexandre Carvalho, Cristina Oliveira, António Rodrigues e João Santos.

Ergue-te

O advogado conimbricense Miguel Costa Marques volta a ser o cabeça-de-lista deste partido. Nos restantes candidatos há cinco conimbricenses e três que votam em Lisboa, Póvoa de Varzim e Porto Salvo.

Em termos profissionais, os serviços do tribunal riscaram com cor preta essa área, deixando apenas legível a profissão do cabeça de lista.

Os efetivos são: Miguel Costa Marques, João Alexandre Oliveira, Alzira Santos, Jorge Pedro, Vítor Pedro, Carla Oliveira, Francisco Moncada, Eva Oliveira e Ana Paula Dimas.

Juntos Pelo Povo (JPP)

Oito madeirenses e apenas um eleitor que vota em Mafra são os efetivos do JPP. Tratam-se de professores (3), motoristas (2), rececionista, expedidor de horários, enfermeiro e técnico de farmácia.

Os candidatos são: Álvaro Martins, José Décio Abreu, Emília Spínola, Rui Rodrigues, José Dantas, Maria Manuela Costa, Maria Rosa Soares, José Paulo Gonçalves e Pedro Silva

Alternativa 21 (MPT e Aliança)

Esta coligação também não apresenta nenhum candidato que vote no distrito de Coimbra. Lisboa, Almada e Funchal são os concelhos com dois candidatos cada, com os restantes a estarem inscritos no Montijo, Valença e Viana do Castelo.

As profissões dos candidatos dividem-se da seguinte forma: dois desempregados e um engenheiro eletrotécnico, assistente operacional, empregado fabril, reformado, pedreiro, copeira e empresária.

Os nomes efetivos são: João Baltazar, Dia Soares, José Filipe Borges, Palmira Clara, José Manuel Fernandes, Helena Almeida, Sandra Varanda, José Manuel Silva e Sónia Vieira.

Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM)

A cabeça de lista e o terceiro candidato, líder da JSD Distrital, não votam no círculo eleitoral de Coimbra. Os restantes estão recenseados nos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã e Oliveira do Hospital.

Em termos profissionais, estamos a falar de advogado, engenheiro mecânico, economista, técnico superior, jurista/assessor, professor universitário, médico, técnico superior de turismo e professor.

Os nomes são os seguintes: Rita Alarcão Júdice, Maurício Marques, Martim Syder, Ana Oliveira, Gonçalo Capitão, Érica Castanheira, Paula Silva, Carlos de Figueiredo e Sandra Fidalgo.

Nova Direita

O mais recente partido nacional escolheu nove candidatos do círculo eleitoral de Coimbra. A nível profissional, encontramos dois estudantes e uma médica, empresário no ramo equestre, funcionário municipal, técnica superior de serviço social, reformada e assistente operacional.

Os candidatos efetivos são os seguintes: Joana Bento Rodrigues, João Pedro Portugal, Sancho Antunes, Maria Irene Campos, José Pedro Mourão, Maria Luísa Campos, Maria do Carmo Mourão e Jorge Humberto Andrade.

Chega

Com três nomes a votar em Lisboa, Castelo Branco e Montijo, o Chega tem seis candidatos recenseados no distrito de Coimbra. Cantanhede (2), Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Tábua são os concelhos representados.

Três professores, dois advogados e técnico de infraestruturas de gás, contabilista, operador de máquinas em metalomecânica e trabalhador independente são as profissões dos candidatos.

Os nomes são: António Pinto Pereira, Eliseu Neves, Ana Lúcia Curado, Paulo Seco, Hermínio Duarte, Ana Paula Ramos, Augusto Miranda, Bruno Portugal e Carina Duarte.

Iniciativa Liberal

A grande maioria dos candidatos é de Coimbra, mas há dois elementos que votam em Cascais e Tomar. Estudante (2), professor universitário, médica, professor, bolseira de doutoramento, engenheiro de ambiente, advogado/empresário e consultor de comunicação são as profissões indicadas.

A lista de efetivos é a seguinte: Pedro Brinca (independente), Ana Graveto (independente), Celso Ferreira, Catarina Tello de Castro, Romeu Jorge, Ana Laura Carvalho, João Pedro Couceiro, Luís Nunes e Laetícia Ferreira.

CDU

Todos os candidatos da Coligação Democrática Unitária (CDU) votam no círculo eleitoral de Coimbra. O concelho mais representado (4) é a sede de distrito, mas estão representados os concelhos da Figueira da Foz (2), Soure, Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo.

As profissões representadas são as seguintes: professores (2), advogado, controlador de caixa, gestora de clientes e mediação de seguros, estudante, operário fabril e enfermeiro.

Os nomes são os seguintes: Fernando Teixeira, Manuela Santos, António Baião, Teresa Costa, João Pedro Rodrigues, Daniel Nunes, Ana Luísa Batista, Paulo Ferreira e Carla Lopes.

PS

Dois advogados integram a lista do Partido Socialista para as legislativas de 2024 que contempla ainda as seguintes profissões: professora universitária, inspetor da segurança social, gestor, adjunto, fiscal municipal, sociólogo e autarca.

Coimbra e Figueira da Foz são os concelhos mais representados (dois, cada), com os restantes concelhos a serem Penacova, Tábua, Mira, Soure e Vila Real.

Os nomes dos candidatos são: Ana Abrunhosa, Pedro Coimbra, Ricardo Lino, Raquel Ferreira, Daniel Azenha, José Abraão, Olga Nunes, Francisco Reigota e Ana Simões.

PAN

Docência é a profissão (4) mais representada na lista do Pessoas Animais e Natureza (PAN) no distrito de Coimbra. Nos efetivos, encontramos ainda uma assistente logística, uma psicóloga, um assistente técnico, um bolseiro de investigação e um assistente.

O concelho de Coimbra é o mais representado (5) mas também estão representados os municípios da Lousã, Figueira da Foz, Tábua e Miranda do Corvo.

Os candidatos são: João Costa, Mariana Carvalho, Lucinda Campos, Pedro Teixeira, Carla Pinto, Emanuel Candeias, Marta China, Manuel Reis e Sandra Corker.

RIR

Todos os candidatos da lista do Reagir Incluir Reciclar (RIR) são independentes. A nível profissional, estão dois jornalistas e um estudante, um antropólogo, um técnico de reinserção social, um arquiteto, um enfermeiro, um psicólogo e um motorista.

A nível concelhio, Coimbra é o mais representado (6), estando também representados os municípios de Santarém, Condeixa-a-Nova e Figueira da Foz.

Os candidatos efetivos são os seguintes: Inês Tafula, Diogo Vital, Samuel Santos, Maria de Lurdes Félix, Fábio Mendes, Carlos Fernandes, Rute Silva, Carlos Sofia e Rúben Silva.

Livre

Coimbra é o concelho com mais candidatos (5) pelo Livre. Depois, encontramos os municípios de Montemor-o-Velho (2), Leiria e Sintra.

Professor é a profissão mais representada (3) numa candidatura onde constam os cargos de engenheiro civil, assistente técnico, formadora/investigadora/produtora e programadora cultural e artística, engenheiro do ambiente e empresário em nome individual.

Os candidatos são: Clara Santos, Bruno Pedrosa, Miguel Santos, Joana Almeida, José Duarte, Ana Jaleco, Pedro Moura, Helena Pereira e Pedro Serra.

ADN

Na Alternativa Democrática Nacional, encontramos apenas um nome de Coimbra e um nome de Lisboa. Os restantes votam na Madeira: Câmara de Lobos (3), Funchal (3) e Santa Cruz. As profissões representadas são domésticas (2), arquiteto, assistente técnico, estudante, desempregado, técnico de som, contabilista e assistente operacional.

Os nove efetivos são: António Pela, Luís Pereira, Sónia Marques, Afonso Mendonça, André Silva, Diva Figueira, Luís Silva, Susana Leal e Débora Silva.

Volt Portugal

O Volt Portugal escolheu sete nomes de Coimbra para a lista. Figueira da Foz e Mealhada são os outros concelhos representados. No lote de profissões, elas vão desde a área da economia (economista, responsável de qualidade e sustentabilidade, gestor de empresas, business developper e empresário) às novas tecnologias (responsável de marketing e comunicação e engenharia informática) passando por assistente social e professor.

Os nomes efetivos são: Carlos Leite Silva, Helena Henriques, Tiago Carvalho, Odete Oliveira, Pedro Cortez, Diana Ferreira, Ricardo Neves, Olga Filipova e Rui Brito Sousa.

NOTÍCIA ATUALIZADA A 23 DE FEVEREIRO COM DADOS QUE NÃO CONSTAVAM NAS LISTAS DISPONIBILIZADAS À ENTRADA DO TRIBUNAL CÍVEL DE COIMBRA

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE