Coimbra

Legislativas 2019: Ana Abrunhosa pode encabeçar lista do PS por Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-06-2019

O telefone do Notícias de Coimbra tocou para uma das nossas fontes confidenciar que “Ana Abrunhosa encabeçará a lista de Coimbra do Partido Socialista à Assembleia da República!”.

PUBLICIDADE

Ana Abrunhosa – Presidente da CCDRC

Mas deixa a Comissão de Coordenação da Região Centro para ir para o Parlamento? Não, nem pensar, vai mesmo para o Governo, revela o interlocutor.

Outro informador, com responsabilidades na estrutura socialista,  confirma, porque “O Costa gosta muito do trabalho dela como líder da CCDRC”. 

PUBLICIDADE

“Ana Abrunhosa encaixa na quota de independentes que o partido precisa para chegar à maioria mais ou menos absoluta”, frisa outro destacado dirigente socialista.

Notícias de Coimbra tentou contactar Ana Abrunhosa, mas ainda não foi possível falar com a líder da CCDRC.

PUBLICIDADE

publicidade

Indo ou ficando, é certo que a líder da CCDRC está cada vez mas próxima do governo PS. Eleita pela primeira vez durante o último Governo PSD, Ana Abrunhosa foi recentemente reconduzida no cargo pelo PS

Recordamos que, quando o agora eurodeputado  Pedro Marques esteve em campanha no Pavilhão dos Olivais em Coimbra, Ana Abrunhosa enviou uma mensagem vídeo a enaltecer as qualidades do antigo Ministro do Desenvolvimento e Infraestruturas Locais.

Segundo as nossas fontes, Ana Abrunhosa deverá estar no sábado, 15 de junho, em Viseu, na “Convenção Temática – Desigualdades – Preparar o programa PS rumo às legislativas”, onde terá a oportunidade de se encontrar com António Costa.

Quem não deverá estar nesse evento é Marta Temido, pois nesse dia e hora vai encerrar o debate “Um Olhar Sobre a Saúde – Cuidados Primários, Hospitalares e Continuados”, que terá lugar nesse dia 15 de junho, pelas 14:30, no Hotel Tivoli, em Coimbra, promovido pela Distrital Socialista.

A Ministra da Saúde também foi falada para cabeça de lista à eleição de Outubro, mas essa hipótese terá sido descartada por causa das suas “guerras com os médicos e enfermeiros”, avança outro socialista.

Carlos Cidade será outra das novidades na lista do PS, sendo certo que o líder da Concelhia de Coimbra pretende reforçar o seu poder e ter uma palavra a dizer na decisão final. 

Pedro Coimbra, João Ataíde, Elza Pais, João Gouveia, Tiago Martins e Rosa Cruz são dados como certos na lista socialista, mas, tal como aconteceu em 2015, a última palavra pertence ao Secretário-Geral, que pode fazer o que fez nas últimas eleições, enviando mais uns “paraqueditas” para Coimbra.

Em 2015, o PS elegeu Helena Freitas, Pedro Coimbra, João Galamba e Elza Pais.

Coimbra e Pais permanecem no Parlamento. Galamba foi para o Governo. Freitas entrou e saiu da Unidade de Missão para a Valorização do Interior. Foi substituída por João Gouveia, o quinto da lista. Para o lugar do secretário de Estado da Energia entrou Cristina de Jesus, que chegou a ceder a cadeira a Rosa Cruz.

O circulo eleitoral de Coimbra elege apenas 9 deputados.

Nesta legislatura,  PS e PSD estão empatados com 4 deputados cada um. O 5º é o eleito do BE.

Ana Abrunhosa, natural da Mêda, é Doutorada em Teoria Económica. Foi Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi vogal da comissão directiva do programa Mais Centro. Em 2013-17 foi eleita pelo PSD para a Assembleia Municipal da sua terra natal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE