Coimbra

Legado de Bissaya Barreto é tema de debate

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-05-2015

A Fundação Bissaya Barreto promove, nos dias 25, 26 e 27 de maio, o I Colóquio Universo de Bissaya Barreto. Especialistas e académicos vão apresentar trabalhos sobre diferentes temáticas ligadas ao legado do Professor Bissaya Barreto. Oportunidade para conhecer melhor a ação de uma das personalidades mais influentes e emblemáticas da história social Portuguesa do último século.

PUBLICIDADE

Tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de maio o I Colóquio Universo de Bissaya Barreto, na Casa Museu Bissaya Barreto, organizado pela Fundação Bissaya Barreto. Neste colóquio vão ser apresentadas investigações, dissertações de mestrado e doutoramento realizadas com base no acervo documental existente no Centro de Documentação Bissaya Barreto, e cujas temáticas gravitam em torno de Bissaya Barreto e da sua obra.

 O programa é composto por painéis de Antropologia, História e Arquitetura, com 21 oradores de diversas universidades e diversas temáticas: Tuberculose e Sanatórios, Lepra e Leprosaria Rovisco Pais, Assistência Hospitalar, Enfermagem, Assistência Materno-Infantil e Maternidades, Pedagogia e Portugal dos Pequenitos, Proteção e Direitos das Mulheres, Arte e Filatelia, entre outros.

PUBLICIDADE

Segundo Isabel Horta e Vale, responsável pela Casa Museu e Centro de Documentação Bissaya Barreto, esta iniciativa mostra o dinamismo revelado pelo Centro de Documentação e o interesse demonstrado pela comunidade académica e científica: “Decorridos cinco anos após a abertura do Centro de Documentação Bissaya Barreto, o balanço do seu contributo para o conhecimento do Universo de Bissaya Barreto é bastante positivo. A crescente procura do seu acervo documental e bibliográfico tem resultado num aumento de investigações académicas, que agora se pretendem divulgar e debater no I Colóquio Universo Bissaya Barreto, evento que pretende perpetuar a memória e fomentar o estudo em torno de Bissaya Barreto“.

A organização do evento está a cargo de Isabel Horta e Vale e Cristina Nogueira, documentalista do Centro de Documentação Bissaya Barreto. A Comissão Científica é composta pelos Professores Doutores Ana Luísa Santos (Antropologia), Irene Vaquinhas (História), José António Bandeirinha (Arquitetura) e Sandra Xavier (Antropologia), docentes da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições para assistir ao colóquio ainda estão abertas. Quem desejar inscrever-se ou consultar o programa detalhado deve consultar o site www.cmbb.pt ou contactar através do email centro.documentacao@fbb.pt ou dos números de telefone 239853800/239853805. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE