Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Legado da pandemia na medicina em Coimbra analisado em congresso dos médicos do Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-10-2022

O “Congresso Internacional Scientiae thesaurus mirabilis: A Universidade de Coimbra – História e legado em tempo de pandemia” vai realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2022 em Coimbra, no Seminário Maior.

PUBLICIDADE

O evento é coorganizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos (NHMOM) e Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra. Vai receber contributos de personalidades e especialistas de Portugal, Inglaterra e Austrália, quer da área das Ciências Médicas e das Ciências Farmacêuticas, quer da História e da História da Medicina.

A sessão de abertura, às 9h00, de 13 de outubro, quinta-feira contará com intervenções de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OA), Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da OA, Cristina Padez, diretora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

Participam ainda nesta sessão o médico Germano de Sousa, presidente da Comissão Científica do congresso, Maria do Sameiro Barroso, presidente do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.

Adiado desde o ano passado devido à pandemia, a SRCOA revela que “este congresso tem como objetivo abrir um espaço de reflexão sobre a utilidade e as experiências e ensinamentos do passado, tendo em conta de que todas as crises sanitárias tiveram sempre grande impacto social”.

PUBLICIDADE

A secção regional da Ordem, em tempo de pós-pandemia, questiona: “Como terminaram as pandemias da História?” A Ordem dos Médicos sublinha em nota de imprensa enviada ao Notícias de Coimbra que “não podia deixar de responder a este desafio, propondo também uma reflexão sobre a História da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa”.

Do congresso resultará um livro com base nos trabalhos apresentados.

O evento, que terá lugar nos dias 13,14 e 15 de outubro de 2022 no auditório do Seminário Maior de Coimbra (R. Vandelli), terá formato híbrido. A entrada é livre mas sujeita a inscrição obrigatória. Mais informações no site do congresso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com