Vamos

Legado artístico do Governo Civil na Sala da Cidade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-02-2015

A exposição de Pintura “O Legado Artístico do Governo Civil do Distrito de Coimbra” foi inaugurada esta tarde, na Sala da Cidade, (antigo refeitório de Santa Cruz) com a presença de Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, e Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional de Machado de Castro.

PUBLICIDADE

unnamed

Trata-se de um acervo artístico que o Governo Civil do Distrito de Coimbra reuniu ao longo de várias décadas e que, sequência da extinção dos governos civis, em 2011, foi incorporado no Museu Nacional de Machado de Castro e, posteriormente,  depositado no Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

A exposição integra, maioritariamente, pintura de autores locais sobre temáticas associadas a Coimbra e à região, seguindo uma estética naturalista que predominou no gosto e na formação artística de Coimbra, entre os finais do século XIX e os meados do século XX.

A recolha contextualiza a ação administrativa do Governo Civil do Distrito de Coimbra, assim como os locais onde se instalou, particularmente, a residência projetada por Raul Lino para Ângelo da Fonseca, cuja planta original merece destaque. O acervo inclui, ainda, um pequeno conjunto de peças de ferro forjado manufaturadas para aquela residência, o que nos leva à questão mais abrangente da presença destes elementos decorativos na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição estará patente ao público até ao dia 11 de abril, de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE