MOBILIDADE

Lava o carro com detergente da loiça? É (muito) má ideia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 08-08-2025

Lavar o carro é uma tarefa essencial para manter o automóvel em bom estado, mas muitos cometem o erro de usar detergente da loiça, algo que especialistas desaconselham fortemente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo a CNN Brasil, esse hábito pode causar danos à pintura, remover as ceras protetoras e comprometer o verniz do veículo.

PUBLICIDADE

O detergente de loiça é um desengordurante formulado para utensílios domésticos, sendo agressivo para a proteção dos carros. João Pedro Scopino, sócio da Scopino Auto Club, explica que “a cera automotiva é uma camada fina de gordura, geralmente feita a partir da carnaúba. Quando o carro é lavado com detergente, essa proteção é completamente removida”. Além da perda do brilho, o veículo fica mais vulnerável aos efeitos do sol, da chuva e da poluição, reduzindo a durabilidade da camada protetora.

Para preservar a pintura e o verniz, o ideal é utilizar produtos específicos para automóveis. “Existem champôs próprios para carros, tanto para pré-lavagem como para a lavagem convencional, com diferentes níveis de lubrificação, que protegem a pintura e prolongam a durabilidade do verniz”, recomenda o especialista.

Seguir estas dicas simples pode ajudar a manter o carro bonito por mais tempo e a preservar o seu valor.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE