Coimbra

Latada portuguesa e mais ecológica

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-10-2015

O cartaz oficial da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2015 foi apresentado este domingo, no edifício da AAC.

PUBLICIDADE

latada

Bruno Matias, Presidente da AAC, e Jonathan Torres, Administrador da AAC e Coordenador Geral da Festa, apresentaram-se com algumas novidades, mas também muitas semelhanças em relação à edição anterior.

PUBLICIDADE

publicidade

A edição deste ano decorrerá entre os dias 14 e 18 de outubro, mantendo-se então o formato da edição anterior, visto ter-se revelado uma aposta vencedora.

Mantém-se também a parceria com a Universidade de Coimbra que atribui pausa letiva ao primeiro ciclo de estudos na quinta e sexta-feira. Porém, existe uma alteração no que diz respeito ao Sarau Académico que tradicionalmente se realizava no primeiro dia da Festa e que este ano passa para a tarde de sábado, no Jardim da Sereia.

Esta reorganização permite fazer três melhorias na festa, segundo Bruno Matias. Desde logo, “o primeiro dia passa já a contar com artistas convidados”. Por outro lado, “todos os grupos académicos poderão, desta vez, atuar durante a semana no palco principal” e, por fim, “promover-se-á uma maior envolvência entre a festa e a sociedade civil, que até agora era praticamente exclusiva no dia do cortejo”.

PUBLICIDADE

“Outra prioridade desta edição foi fazer com que esta seja mais ecológica e com menos impacto ambiental”, afirmou Bruno Matias. À semelhança do ano anterior a Festa aderiu ao movimento “Não lixes…” que irá estabelecer um ponto de entrega dos carrinhos que tradicionalmente desfilam pela cidade, evitando que estes vão parar ao rio Mondego.

Por outro lado, Matias e Torres apresentaram uma novidade: a substituição na tenda dos Núcleos dos copos recicláveis para copos reutilizáveis. Esta é uma iniciativa conjunta da Comissão Organizadora da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2015 e o Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra e visa a diminuição da pegada ecológica da Festa através da utilização do mesmo copo durante toda a noite, copo este que pode ainda ser guardado como recordação da noite respetiva do evento. A Organização prevê assim com esta medida reduzir cerca de um 1/3 (mais de 15000) copos. Em simultâneo foi também criada a caneca oficial da Festa das Latas que pode ser adquirida num dos vários pontos de venda no recinto e terá o custo de 2,5€.

latas

Em relação ao cartaz propriamente dito, a Organização optou abranger vários géneros musicais e “fazer uma grande aposta em artistas nacionais, num total de 13 bandas a atuar no palco principal apenas uma é internacional”, conclui Bruno Matias.

Dia 14. Carlão e Diabo na Cruz; Dia 14: DVBBS; Dia 16: Xutos e Pontapés e Moullinex; Dia 17: Tiago Bettercourt, Richie Campbel e DJ Ride, Dia 18: Quim Barreiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE