Cidade

Largo do Chafariz em S. Martinho do Bispo requalificado e mais funcional

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-07-2020

O programa oficial do Dia da Cidade de Coimbra inclui a visita ao requalificado Largo do Chafariz, em São Martinho do Bispo, Coimbra.

PUBLICIDADE

O espaço ganhou, para além do parque infantil e desportivo inicialmente instalados, uma nova iluminação pública, um novo mobiliário urbano, um anfiteatro e um arranjo do chafariz. Esta obra, que realçou a beleza e tornou mais funcional este espaço, representou um investimento de cerca de 120.000 euros.

PUBLICIDADE

O renovado Largo do Chafariz é agora um espaço mais aprazível, prático e potenciador de diversas atividades, tais como o convívio, o recreio ativo ou a realização dos mais diversos espetáculos, assim que o atual contexto da pandemia assim o permitir. A intervenção foi realizada de forma a conjugar, precisamente, uma zona de recreio ativo com um espaço para acolher espetáculos, possível pela introdução de um palco e de bancadas. Numa primeira fase, foram instalados equipamentos de recreio para usufruto da população, mais concretamente um parque infantil – composto por um baloiço e um equipamento multifunções – e um parque desportivo – composto por equipamentos para a prática de exercício físico dirigidos à população adulta.

O Largo foi organizado em dois patamares distintos. No patamar superior, estão instalados o parque infantil e o parque desportivo, uma zona de relvado (que poderá ser utilizada para a prática de desportos informais e piqueniques), e um local para montagem de quiosques de apoio a feiras e outros eventos. No patamar inferior, encontra-se um anfiteatro em tabuleiros relvados, com alguns bancos de betão pré-fabricados. O elemento agregador dos espaços é um canalete baixo, que conduz a água do chafariz, através do patamar superior, pelas escadas que ladeiam o anfiteatro até à rede, depois de contornar toda a zona que define o palco.

PUBLICIDADE

publicidade

O chafariz ganhou também mais destaque com a introdução de um canalete, uma vez que é reforçada a presença da água neste espaço.

A intervenção previu ainda a reformulação da instalação elétrica existente, a instalação de um sistema de rega automático, a plantação de árvores de várias espécies, e a pavimentação de espaços e caminhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE