Região

Lar da Felicidade de Pombal aposta em resposta social inovadora para idosos e famílias

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-01-2023

O município de Pombal, no distrito de Leiria, vai dispor de uma resposta social inovadora, num modelo de habitação colaborativa e comunitária, dirigida a famílias, idosos e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, anunciou a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

O investimento de cerca de 442 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será efetuado pelo Lar da Felicidade – Associação de Solidariedade Social, localizada em Meirinhas, com o apoio do município.

Em nota de imprensa, a Câmara de Pombal explicou que o contrato de cooperação foi assinado hoje no Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, numa cerimónia presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

PUBLICIDADE

Citado no comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, realçou a importância do projeto, argumentando que este “visa dotar o território de mais uma resposta social inovadora”.

Com capacidade para 17 utentes, o projeto consiste na construção de “unidades habitacionais independentes, destinadas a famílias, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outras, em situação de vulnerabilidade social”.

PUBLICIDADE

publicidade

Tem como objetivos “estimular e potenciar as capacidades da pessoa e famílias na definição de um plano de ação de base comunitária que permita a sua convivência e partilha de interesses, promover a interação social, intergeracionalidade e inclusão social dos seus residentes e a entreajuda e espírito de comunidade”.

O projeto pretende ainda, entre outras metas, “proporcionar segurança, conforto e independência a todos os residentes, complementando a oferta com uma gama variada de atividades sociais e culturais, potenciar um ambiente seguro, confortável, acessível e humanizado”.

A melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes, prevenção do isolamento e solidão, evitar ou adiar o ingresso em estrutura residencial coletiva e potenciar a criação de emprego autossustentável são outros dos objetivos definidos.

Segundo o comunicado, a habitação colaborativa agora apresentada irá “complementar” as outras respostas sociais do Lar da Felicidade, “designadamente centro de dia e serviço de apoio domiciliário, e apresenta-se como alternativa à forma institucional residencial para pessoas idosas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE