Vamos

Lapa: O lugar onde a fé passa por uma pedra estreita (e que põe os mudos a falar)

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 20-05-2025

Portugal é um país de muita fé, devoção e lendas. É precisamente esse o caso do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, no coração da Beira Alta.

A história da Lapa começa em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa, trazida para aquele local por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor. Segundo a tradição, existe uma pedra estreita na gruta por onde só conseguem passar aqueles que não têm pecado grave, refere o Município de Sernancelhe.

Reza a lenda que foi uma jovem pastorinha muda de 12 anos, chamada Joana, que descobriu a imagem de Nossa Senhora entre as fendas de uma rocha enquanto guardava o rebanho. Encantada, Joana permaneceu durante muito tempo em oração. Notando que as vestes da imagem estavam deterioradas pelo tempo e humidade, limpou-a com cuidado, colocou flores à sua volta e fez um pequeno altar no local.

PUBLICIDADE

No dia seguinte, levou a imagem para casa e a mãe, não gostando de vê-la brincar com o que julgava ser uma “boneca”, lançou a imagem ao lume. Foi então que se deu o milagre: Joana, muda desde o nascimento, gritou subitamente: “Tá! Minha mãe! É Nossa Senhora da Lapa! Ai! Que fez?”.

A imagem não se queimou e, naquele momento, o braço da mãe ficou paralisado. Arrependida, rezou com Joana e tudo voltou à normalidade. A imagem foi então levada para a igreja matriz, mas misteriosamente desaparecia de lá e voltava sempre à gruta.

Com o tempo, o local tornou-se um importante centro de culto, levando à construção das primeiras estruturas e, mais tarde, à edificação da Igreja da Lapa, finalizada em 1635, sob orientação dos jesuítas.

O Colégio da Lapa, iniciado no final do século XVI, foi uma das maiores obras jesuítas na região. Entre os seus alunos ilustres, destaca-se o escritor Aquilino Ribeiro, que ingressou em 1895. Atualmente, o colégio funciona como pousada do Santuário.

Em 1740, a Lapa foi elevada a Vila por decreto régio, título que manteve por 145 anos. Hoje é considerada uma Aldeia de Portugal.

Com mais de 520 anos de devoção, o Santuário da Lapa é destino de milhares de peregrinos todos os anos. Os principais momentos de romaria ocorrem a 10 de junho, 15 de agosto e no primeiro domingo de setembr

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE