Universidade

Lançada plataforma multilíngue de partilha de conhecimento com contributo da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-03-2023

A Universidade de Coimbra integrou um projeto europeu que permite desenvolver e lançar uma plataforma digital multilíngue para partilha de conhecimento, que abrange 11 idiomas e 27 disciplinas das áreas das ciências sociais e humanidades, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade de Coimbra (UC) afirma que a plataforma digital multilíngue GoTriple, uma ferramenta inovadora de partilha de conhecimento, foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu TRIPLE (Transforming Research through Innovative Practices for Linked Interdisciplinary Exploration).

“A plataforma, alojada em https://gotriple.eu, é o resultado de um intenso trabalho de colaboração entre 22 instituições de 15 países (em grande parte, integrantes do consórcio OPERAS – Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities), que receberam um financiamento europeu de 5,6 milhões de euros, no âmbito do programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020”, informa.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o vice-reitor da UC para a Cultura, a Comunicação e a Ciência Aberta, Delfim Leão, esta ferramenta reúne, na fase de lançamento, “mais de 7 milhões de documentos e quase 6 milhões de perfis”, sendo já “o maior serviço de descoberta europeu relativo a produção académica específica da área das Ciências Sociais e Humanidades”.

“O contributo da Universidade de Coimbra para o seu desenvolvimento está perfeitamente alinhado com as políticas institucionais de promoção da Ciência Aberta, do multilinguismo e da salvaguarda da língua portuguesa como idioma central na comunicação de ciência”, sublinha.

PUBLICIDADE

Na nota hoje divulgada, a UC indica que o desenvolvimento desta ferramenta multidisciplinar e multilíngue vinha sendo realizado desde 2019, com o intuito de se poderem partilhar artigos e resultados de publicações científicas, além de projetos e perfis de investigadores, que ficassem disponíveis para cidadãos, empresas e toda a sociedade – cumprindo os princípios da ciência aberta e facilitando a interação e a oferta/procura de financiamento para a investigação científica.

A GoTriple, integrada no portfólio de serviços da infraestrutura OPERAS, engloba funcionalidades como “um sistema de recomendação que sugere publicações, autores e projetos com base em consultas de pesquisa anteriores” e “um Trust Building System, que permite que os utilizadores conectem os seus círculos sociais”.

Integra ainda um serviço de financiamento colaborativo científico, que “ajuda os investigadores a desenvolverem estratégias de comunicação e a obterem financiamento inicial para os seus projetos”.

“A plataforma disponibiliza duas opções inovadoras de visualização dos mapas de pesquisa (Streamgraph e Knowledge Map) e uma ferramenta de anotação online (Pundit) para o utilizador anotar publicações online e compartilhar as suas anotações”, destaca.

Segundo a UC, a GoTriple também apoia a construção de redes académicas, permitindo que cada utilizador publicite os seus conhecimentos e os projetos em que está envolvido, entrando em contacto com os congéneres através de uma funcionalidade de ‘chat’.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE