Conecte-se connosco

Região

Lampantana para todos em 14 restaurantes de Mortágua

Publicado

em

É já nos próximos dias 29,30,31 de outubro e 1 de novembro que decorre mais um “Fim de Semana da Lampantana”, que dá a saborear este prato tradicional e ex-libris da gastronomia mortaguense, que desde tempos imemoriais faz parte dos hábitos e tradições das populações locais, nomeadamente em momentos festivos e especiais. 

Nesta XII edição são 14 os restaurantes que dão a provar ou a conhecer (para quem nunca provou) este prato confecionado à base de carne de ovelha e preparado com vários condimentos, que lhe dão um sabor, textura e aroma únicos. 

A carne devidamente preparada vai ao forno de lenha para ser assada, sendo servida à mesa nas próprias caçoilas de barro que vão ao forno.   

A Lampantana faz-se acompanhar de batata fardada (ou batata com pele), grelos da época e pão caseiro. O que também não pode faltar é o vinho do Dão de produção local, com o rótulo especial da Lampantana e o selo de qualidade da Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua, numa combinação de dois produtos de excelência. 

Mais uma vez, o Município irá oferecer o vinho que os restaurantes disponibilizarão aos clientes em acompanhamento de cada dose de Lampantana servida durante este evento gastronómico. 

Os restaurantes destacam a boa relação qualidade-preço e a oferta do vinho pelo Município, que permite que o preço da refeição seja acessível e muito convidativo. 

A Lampantana é um prato que os mortaguenses conhecem bem e apreciam, e frequente à mesa, nomeadamente em datas festivas. Ainda assim gostam de vir ao restaurante nestes dias: “porque também é o convívio”. O evento, que no ano passado, decorreu em versão take away, por causa da pandemia, decorre este ano em ambiente de completa normalidade, já sem quaisquer restrições. 

O Município (entidade organizadora) e os restaurantes aderentes deixam o convite aos visitantes para se deslocarem até Mortágua neste fim-de-semana gastronómico, para desfrutarem desta iguaria, bem como da arte de bem receber das gentes de Mortágua e de outros atrativos que o concelho oferece, como as suas belezas naturais.

 

Restaurantes aderentes

. A Lanchonete – Mortágua 

. A Mó – Barracão (EN234)

. A Roda – Mortágua

. Adega dos Sabores – Mortágua

. Aldeia Sol – Vila Meã

. Origens – Mortágua

. Café Park – Mortágua

. Cadete dos Leitões – Vale de Açores

. Floresta – Vale da Mata I EN334-1 

. Churrasqueira Arcádia – Vale de Açores

. Fazenda – Vale de Açores

. Porta 22 – Mortágua

. Montebelo Aguieira – Vale d´Aguieira

. Lagoa Azul – Almacinha (junto ao IP3)

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link