Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Liga dos Amigos dos Campos do Mondego celebrou o 28º aniversário

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-11-2016

A LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego engalanou-se, no dia 26 de novembro, para assinalar o 28º aniversário. A música, a arte, a partilha e a tradição tomaram conta do Museu do Campo – Eng.º Luiz Correia de Oliveira.

PUBLICIDADE

unnamed-5
A tarde foi de festa, mas foi também de homenagem a Luiz Marçal Correia de Oliveira, fundador da LACAM e falecido em julho deste ano. Na sessão solene de aniversário mostrou-se, igualmente, o trabalho desenvolvido e reiterou-se a confiança no futuro.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Alexandra Ferreira, deixou elogios à direção por “trazer uma nova dinâmica” e “por levar o museu para fora do Museu” com as suas diversas iniciativas.


Ao esclarecer que o Município se encontra a trabalhar nos roteiros turísticos do concelho, o autarca montemorense referiu: “o Museu do Campo é um ex-libris não só da Carapinheira, mas também do concelho e, por isso, vai fazer parte do roteiro”.

PUBLICIDADE

publicidade


No momento, Emílio Torrão revelou ainda: “Existe uma ideia [para o Museu]. Fiz questão que o Luiz Marçal a conhecesse em vida e também a apresentei à família. Desde pequeno que conheço a família e o Luiz, sem dúvida, que elevou a fasquia. Era uma pessoa profundamente enriquecedora, sensível e dedicado às questões da cultura e do país. Era uma pessoa que cativava.”


“Hoje não senti a falta do Luiz porque ele está aqui nestas peças do museu e muito do que aqui se encontra está diretamente relacionado com ele. Espero que não percam a sua energia e que doravante se dê continuidade ao seu exemplo”, concluiu.

PUBLICIDADE

unnamed-6


Também o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, deixou rasgados elogios a Luiz Marçal Correia de Oliveira e reforçou “a parceria de excelência da Junta de Freguesia e a LACAM”.


Com o ensejo de “manter a capacidade de continuar as obras [de Luiz Correia de Oliveira] ”, Ana Filomena Neves, presidente da LACAM, elogiou o fundador, lembrou a dificuldade de mobilizar as pessoas, e, com humor, destacou: “A LACAM é jovem menina de 28 anos que precisa do apoio de todos”.


“A instituição só sobrevive se as pessoas vierem”, alertou a dirigente na sessão solene de aniversário.


Ao dar conta das atividades já realizadas, a Ana Filomena Neves deixou também palavras de agradecimento à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia “por terem ajudado na construção de uma parede que contribuiu para redefinir o espaço do museu, criando um espaço de reserva de peças e para restauro”.


A atuação do grupo de teatro Grutela, com uma peça teatral em homenagem ao fundador, a apresentação da Lenda do Cavalo Verde da Fonte da Moura, um momento informal de partilha de histórias que mostraram as diversas facetas de Luiz Correia de Oliveira e a atuação do Cancioneiro da LACAM foram outros pontos de interesse da tarde comemorativa que ficou concluída com um beberete de confraternização e com a missa de sufrágio pelos sócios falecidos, na Igreja Matriz da Carapinheira

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com