Justiça

Laboratórios de Genética e Biologia Forenses com qualidade certificada

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-01-2015

Os três laboratórios do Serviço de Genética e Biologia Forenses (Coimbra, Lisboa e Porto) do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) têm o símbolo de qualidade atribuído pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

PUBLICIDADE

A unidade operativa da Delegação do Norte foi acreditada este mês, juntando-se assim às unidades do Centro e do Sul.

Os três referidos laboratórios são os únicos em Portugal acreditados pelo IPAC no domínio dos “Laboratórios de Ensaio” (NP EN ISO/IEC 17025) no âmbito da Genética Forense.

PUBLICIDADE

publicidade

O Serviço de Genética e Biologia Forenses do INMLCF é dirigido a nível nacional por Maria João Porto, que exerce funções na Delegação do Centro.

No ano de 2014, o Serviço de Genética e Biologia Forenses reduziu significativamente os processos pendentes: de 167 em 31 de Dezembro de 2013 passou para 15 em 31 de Dezembro de 2014.

PUBLICIDADE

A atividade dos laboratórios compreende, entre outras, as investigações de paternidade e as perícias da área da Criminalística Biológica, na qual assumem particular relevo os perfis de ADN para a Base de Dados nacional e os crimes sexuais.

O Serviço de Genética e Biologia Forenses participa regularmente nas reuniões do European DNA Profiling Group (EDNAP), no seio do European Network of Forensic Sciences Institutes (ENFSI), onde representa Portugal, cuja próxima reunião terá lugar em Copenhaga (Dinamarca), em Abril próximo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE