O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, um agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido à passagem da depressão KRISTIN, com precipitação intensa, vento forte, agitação marítima elevada e queda de neve.
Segundo o IPMA, os fenómenos mais relevantes incluem:
- Períodos de chuva por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de granizo e trovoada;
- Vento forte, com rajadas até 120 km/h nas terras altas e até 140 km/h no litoral a norte do Cabo Mondego, bem como no interior das regiões Norte e Centro;
- Agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de até 7 metros e altura máxima de 14 metros;
- Queda de neve acima de 1600 metros, podendo descer até 800 metros, com acumulações de 10 a 20 cm acima de 1000 metros, nas regiões Norte e Centro.
De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), rios e ribeiras de várias bacias hidrográficas apresentam caudais superiores ao habitual, com possibilidade de inundações urbanas entre os dias 27 e 29 de janeiro. Entre os rios afetados estão o Minho, Cávado, Ave, Sousa, Mondego, Vouga, Águeda, Lima, Douro, Tâmega, Zêzere e Nabão, bem como sub-bacias do Tejo, Guadiana, Sado, Arade e ribeiras do Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que o quadro meteorológico deverá ser mais grave a partir da tarde de hoje, 27 de janeiro, e durante a madrugada e o dia 28, prevendo-se:
- Inundações urbanas por acumulação de águas pluviais ou galgamento costeiro;
- Cheias em rios e ribeiras com transbordo dos leitos;
- Instabilidade de vertentes, com deslizamentos ou derrocadas;
- Piso rodoviário escorregadio devido à água, gelo ou neve;
- Arrastamento de objetos soltos e risco de acidentes na via pública;
- Desconforto térmico devido ao vento intenso.
A ANEPC lembra que os impactos podem ser minimizados com medidas simples de prevenção:
- Limpar sistemas de escoamento de água e remover obstáculos;
- Fixar adequadamente estruturas soltas, como andaimes e placards;
- Ter cuidado em áreas arborizadas, orla costeira e zonas ribeirinhas;
- Evitar atividades no mar, como pesca desportiva, desportos náuticos ou estacionamento junto à costa;
- Conduzir defensivamente, com atenção à neve ou água acumulada;
- Evitar circulação em vias afetadas por neve, especialmente com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;
- Retirar animais, equipamentos e veículos de áreas propensas a inundações;
- Acompanhar regularmente as informações do IPMA e da Proteção Civil.
O alerta reforça a necessidade de atenção redobrada nos próximos dias, com potencial para inundações urbanas e ribeirinhas, ventos fortes e agitação marítima perigosa.