No santuário de animais Don’t Forget Us, Pet Us, em North Dartmouth, Massachusetts, Kiki, uma ovelha com dificuldades de mobilidade, tornou-se uma estrela ao aprender a conduzir uma cadeira de rodas motorizada usando apenas a cabeça.
Nascida com articulações fundidas e problemas na coluna, Kiki não conseguia andar e foi rejeitada pela mãe logo após o nascimento. Quando Kiki chegou ao santuário, apenas com 11 dias de vida, a sua condição parecia sem solução, apesar de tratamentos extensivos, como fisioterapia e cirurgia, refere o site ZAP.
Deb Devlin, cofundadora do santuário, percebeu que a ovelha apenas precisava de uma abordagem diferente e, em vez de tentar corrigir suas limitações, concentrou-se nas suas capacidades, descobrindo que Kiki tinha grande habilidade para usar a cabeça e operar dispositivos interativos.
PUBLICIDADE
Inspirada pela inteligência de Kiki, a equipa do santuário adaptou uma cadeira de rodas motorizada para ela, incluindo um joystick controlado com a cabeça. Kiki rapidamente aprendeu a manobrar o carrinho.
Além de se divertir, Kiki tornou-se uma fonte de inspiração para muitas crianças com deficiência, mostrando-lhes que, apesar das dificuldades, é possível levar uma vida ativa e independente.
PUBLICIDADE