Portugal

“Karlotta” está na área para atrapalhar o seu Carnaval

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 08-02-2024

Fevereiro iniciou estável, seco, maioritariamente soalheiro e com temperaturas acima da média. Esta situação foi substancialmente proporcionada por um forte anticiclone de bloqueio. Mas, o enfraquecimento do centro de altas pressões permitirá a chegada de frentes e depressões atlânticas à nossa latitude, algo que se notará sobretudo a partir desta quinta-feira 8 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Alfredo Graça, especialista da Meteored Portugal, explica as mudanças no padrão meteorológico que poderão ocorrer nas restantes semanas deste mês.

Fevereiro iniciou tal como janeiro: com temperaturas significativamente acima da média e um estado do tempo estável, seco e maioritariamente soalheiro. Mas, esta quinta-feira (dia 8), o padrão de estabilidade foi interrompido pela Depressão Karlotta, pela sua frente fria associada e por um rio atmosférico. Trazem chuva, vento e agitação marítima para hoje e para amanhã, sexta-feira, dia 9.

PUBLICIDADE

Tudo indica que as condições meteorológicas adversas irão manter-se durante mais alguns dias, abrangendo praticamente todo o período do Carnaval. Além dos elementos climáticos já referidos, prevê-se também o regresso da neve no referido período.

Para o período entre 8 e 13 de fevereiro prevê-se instabilidade generalizada em Portugal continental, com chuva abundante e persistente, vento forte, agitação marítima e possibilidade de trovoadas e queda de neve.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o mapa da anomalia de precipitação, prevê-se que todo o território do Continente registe níveis de chuva substancialmente superiores ao normal, destacando-se, grosso modo, as Regiões Norte e Centro (até 50 mm da média). Por outro lado, as anomalias mais suaves na pluviosidade deverão ocorrer nas regiões mais meridionais do país. Ainda assim, preveem-se entre 10 e 20 mm de chuva acima do habitual para essas regiões muito carenciadas de água, sendo por isso algo absolutamente bem-vindo.

No que diz respeito às temperaturas, revela-se uma anomalia térmica positiva, bastante pronunciada, de norte a sul de Portugal continental. Quase toda a geografia registará temperaturas até 2 ºC acima da média.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE