Coimbra

Kafka a quatro línguas no TCSB

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-01-2016

A co-produção internacional “Os desaparecidos”, a partir de Kafka, é o principal destaque da programação desta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. 

PUBLICIDADE

kafka
“Amerika” ou “O Desaparecido” é o título do menos conhecido romance de Franz Kafka, escrito entre 1912 e 1914 e publicado em 1927.

Relata a insólita viagem de comboio pelos Estados Unidos de um jovem alemão, Karl Rossmann, forçado a abandonar a Europa por conflitos familiares. Depois de várias experiências e procurando fugir à engrenagem social que o oprime, Karl encontra uma companhia de teatro em Oklahoma, onde acredita poder encontrar o que procura: a liberdade, uma profissão e a paz consigo próprio.

PUBLICIDADE

A Companhia de Teatro de Braga, em co-produção com as estruturas alemãs O-Team e Pathos Munchen, construiu a partir daí o espectáculo “Os desaparecidos” (“Die Verschollenen”), com dramaturgia de Katja Kettner e encenação de Samuel Hoff. A peça parte da ideia do “Teatro de Oklahoma” como “um lugar utópico”, um “lar e um ponto de encontro” – “um espaço aberto no qual o Teatro e a realidade, as diferentes origens, a língua e a cultura são o ponto de partida para uma experiência comum”.

Ideia potenciada pelo carácter internacional do elenco e pelas quatro línguas que são faladas em cena (português, alemão, inglês e ucraniano, com legendas em português). É a busca por esse lugar utópico, afirma Katja Kettner, que faz desse teatro – do Teatro – “um oásis de comunicação dentro de uma Europa globalizada” e permite a esta arte assumir-se como uma “contra-proposta à meritocracia capitalista”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O espectáculo estreou em Munique em Outubro de 2014, foi apresentado em Braga e em Berlim e regressa agora a Portugal para um novo período de digressão. Em Coimbra, é apresentado numa única sessão, a 23 de Janeiro (sábado), pelas 21h30. Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e já podem ser adquiridos ou reservados pelos contactos habituais do TCSB.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE