Conecte-se connosco

Universidade

Juventude Socialista quer combater praxes violentas

Publicado

em

 

Os deputados jovens do Partido Socialista apresentaram na Assembleia da República um Projecto de Resolução que visa combater as praxes violentas.

O Projeto de Resolução  propõe ao Governo medidas no âmbito das praxes académicas, apresentando várias recomendações que deverão ter por base a criação de uma estratégia de prevenção e combate às praxes violentas.

A estratégia de combate às praxes violentas visa, segundos os socialistas, não só a criação de uma intervenção consistente e concertada entre os diversos intervenientes da vida académica como pressupõe também a intervenção junto dos novos alunos, sensibilizando-os para os seus direitos e deveres enquanto futuros estudantes do Ensino Superior.

A medida propõe ainda a indicação de programas abrangentes que promovam uma efetiva integração dos novos alunos, tal como a elaboração de um manual de boas práticas «baseado em casos concretos de soluções implementadas por instituições portuguesas».

A Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista, elogia a iniciativa apresentada e considera que «este é um Projecto de Resolução com particular impacto na vida do distrito de Coimbra, devendo merecer a atenção das diversas instituições».

A estrutura jovem socialista considera ainda que «as medidas apresentadas reflectem que, mais do que marginalizar estas práticas, importa conseguir mudá-las no sentido da efectiva alteração de práticas e mentalidades». Nas palavras da Federação Distrital, «os abusos cometidos ao abrigo da praxe não podem ser tolerados numa sociedade democraticamente evoluída».

O Projeto de Resolução será discutido e votado em Plenário da Assembleia da República, na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 10 horas.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link