Juventude Popular é a favor da Garraiada na Queima das Fitas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-03-2018

O Coordenador Distrital da Juventude Popular para Coimbra, a Juventude Popular Concelhia da Coimbra, a Juventude Popular Concelhia da Figueira da Foz, Juventude Popular Concelhia de Oliveira do Hospital, Juventude Popular Concelhia de Montemor-o-Velho e Núcleo de Estudantes Populares de Coimbra reuniram com o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra, responsáveis pelo movimento “Coimbra dos Estudantes”.

PUBLICIDADE

juventude popular

Esta reunião teve o propósito de debater a proposta da organização da Queima das Fitas de levar a referendo dia 13 de Março a realização da tradicional Garraiada da queima das fitas.

PUBLICIDADE

Nesta reunião todas as estruturas da Juventude Popular  presentes mostraram o seu apoio ao movimento “Coimbra dos Estudantes”.

“Pretendemos desta forma tornar esse apoio público, mostrando, mais uma vez, que somos uma juventude que não se furta à luta pela defesa dos nossos ideais, e que se pauta pela liberdade e pluralidade culturais que se fazem de nós enquanto estudantes conimbricenses uma instituição única, valorizando as tradições que fazem parte da academia de Coimbra, desta feita há 115 anos, que, por corolário, constituem a nossa identidade. Negar a nossa herança cultural é negar quem nós somos, e consequentemente ser uma mão cheia de nada para oferecer aos outros”, afirma a JP.

PUBLICIDADE

publicidade

A estrutura jovem do CDS acrescenta que  “é preciso dizer basta às eugenias culturais estéreis baseadas num fanatismo oco fundamentado no desconhecimento e na ignorância. A Garraiada é um dia diferente para todos os estudantes, a Garraiada da Queima das Fitas é uma actividade que desafia a coragem dos aventureiros estudantes, começando na viagem até figueira da foz, seguindo pela tarde com a parada dos fitados pela arena, após a qual marcam presença os recortadores, seguindo-se a atuação dos forcados e, por fim, inicia-se então a garraiada aberta a todos os estudantes quantos queiram enfrentar o garraio. O garraio não é ferido e muito menos sofre, simplesmente é solto na arena, é uma brincadeira saudável, não sádica, e quem o diz é porque claramente não sabe do que fala. Garraiada é tradição, cultura e paixão”.

A JP afiança que estará assim “assim ao lado do movimento “Coimbra dos Estudantes” na divulgação e dinamização das suas actividades e desejamos estar presentes na tradicional Garraiada da Queima das Fitas de 2018”.

garraida

Recordamos que a continuidade da garraiada no programa da Queima das Fitas de Coimbra vai ser objeto de referendo à comunidade estudantil, a 13 de março, depois de a comissão organizadora ter proposto o seu fim, divulgou hoje a organização do evento.

“Para o ano de 2018, a Comissão Central da Queima das Fitas decidiu, por unanimidade, propor a abolição da garraiada como evento tradicional da festa”, revelou hoje a organização daquela festa académica, referindo que, face a essa posição, o Conselho de Veteranos e a Associação Académica de Coimbra (AAC) – entidades tutelares da Queima – acordaram em realizar um referendo aos estudantes da Universidade de Coimbra sobre o futuro da garraiada.

Segundo a nota de imprensa, assinado pelo presidente da AAC e pelo Dux Veteranorum, o referendo à comunidade estudantil vai decorrer a 13 de março, nas faculdades da Universidade de Coimbra.

A decisão de propor a abolição da garraiada surge depois de, em 2016, a garraiada ter sofrido algumas alterações (foi retirada a lide do novilho a pé e a cavalo), face a protestos e discussão no seio da academia contra a realização do evento.

A Queima das Fitas de Coimbra realiza-se este ano de 04 a 11 de maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE