Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Juntos Somos Coimbra quer criar pelouro da agricultura no executivo municipal

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-09-2021

O cabeça de lista da coligação Juntos Somos Coimbra, José Manuel Silva, afirmou hoje que caso seja eleito o seu executivo terá um vereador com o pelouro da agricultura para ajudar a resolver os problemas do setor no concelho.

PUBLICIDADE

“Vamos introduzir uma novidade na Câmara de Coimbra – que eu saiba nunca existiu –, que é haver um vereador com o pelouro da agricultura para ser o ponto de contacto com os agricultores, que são muitos neste concelho”, afirmou à agência Lusa o candidato, que falava à margem de uma ação de campanha da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança) na feira de São João do Campo, zona rural do concelho.

Segundo o antigo bastonário da Ordem dos Médicos, esse vereador irá ajudar os agricultores a resolver problemas, nomeadamente através da disponibilização de meios, “não só financeiros, mas também recursos técnicos e até de apoio a candidaturas a fundos europeus”.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de os municípios não terem jurisdição direta sobre a atividade agrícola, José Manuel Silva considera que é importante a Câmara de Coimbra ter uma intervenção nesse setor.

“As pessoas ligam muito Coimbra à Universidade e à tecnologia e não têm a noção da grande importância que a agricultura tem no concelho, na atividade económica e social, quer com os grandes agricultores do Baixo Mondego quer com pequenos agricultores”, notou o também vereador eleito pelo movimento independente Somos Coimbra (cujos elementos estão integrados na coligação nas listas do Nós, Cidadãos!).

PUBLICIDADE

De acordo com José Manuel Silva, como forma de apoiar os produtores locais, a Câmara de Coimbra deve ajudar a criar pequenas feiras que permitam a venda direta ao consumidor e outros pontos estratégicos de venda, como o Mercado D. Pedro V, que, na sua perspetiva, precisa de outra dinâmica.

Outra medida, referiu, passa pela aposta em refeições escolares confecionadas localmente e com recurso a produtos locais.

Para José Manuel Silva, o projeto-piloto que decorre no Centro Escolar de Brasfemes, ao fim de oito anos de governação liderada pelo PS, já “devia ser a prática generalizada em todo o concelho onde houvesse essa possibilidade”.

“Não é só fazer um projeto piloto apenas para se dizer que se está a fazer um projeto piloto. Não é preciso andar a experimentar aquilo que todos nós percebemos que pode e deve ser e será uma estratégia de sucesso”, vincou.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com