Política

Juntos Somos Coimbra diz que “José Manuel Silva e Amílcar Falcão concordam com a urgência em legalizar o Polo II”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-06-2021

“O Polo II da Universidade de Coimbra (UC), onde se localizam os Departamentos de Engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, bem como a sede desta Faculdade e o Instituto de Investigação Interdisciplinar, aguarda há cerca de 40 anos pelo licenciamento da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Numa reunião recente de apresentação da candidatura à Câmara de Coimbra, que decorreu na Reitoria da UC, José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra) e o Reitor da UC, Amílcar Falcão, concordaram com a urgência em legalizar o Polo II”, anuncia o o candidato à Câmara Municipal de Coimbra em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

O candidato à liderança da Câmara Municipal de Coimbra afiança que “estes atrasos de décadas fazem com que a UC e a cidade percam oportunidades, financiamentos e atratividade, pois impossibilitam a UC de recorrer a programas de investimento ou a fontes de financiamento para estas zonas. Recorde-se o caso do Polo III da UC, que, devido às inúmeras dificuldades criadas pela Câmara Municipal, demorou 30 anos para ser finalmente licenciado. A UC tinha finalizado o projeto do Biomed em 2017, dispondo do financiamento necessário e com licenciamento de todas as entidades à exceção da CMC. Como mais de metade do financiamento para este elemento central do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento vem de fundos estruturais, que obedecem a prazos rigorosos, será difícil conseguir construir a tempo um edifício com esta complexidade”.

José Manuel Silva afirma que espera que estas questões possam ser rapidamente ultrapassadas a partir de outubro, com uma nova governação na Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva diz que, após este encontro, “no âmbito das visitas institucionais que a coligação Juntos Somos Coimbra tem vindo a realizar com o objetivo de ouvir opiniões e sugestões para a governança futura da CMC, ficou claro que é imprescindível que a CMC e a UC dialoguem e trabalhem em conjunto”

“É fundamental colocar as duas principais instituições da cidade a puxar em conjunto pelo desenvolvimento do concelho”, apela José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

Na nota de imprensa pode ler-se que Amílcar Falcão afirmou que o “clique” para o desenvolvimento do concelho passa pelo facto de “a CMC e a UC estarem em sintonia”.

José Manuel Silva garantiu que esta junção de sinergias poderá acontecer já a partir de outubro. 

Depois de quatro anos como vereador à frente do movimento Somos Coimbra, o médico José Manuel Silva encabeça uma coligação de sete partidos para tentar derrotar o socialista Manuel Machado, que governa o município desde 2013.

A coligação “Juntos Somos Coimbra” agrega o PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Volt, RIR e Aliança com o objetivo de “curar o declínio” do concelho.

Nas eleições de 2017, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

Além de José Manuel Silva, concorrem à Câmara de Coimbra Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra) e Miguel Ângelo Marques (Chega).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE