Exposições

Júlio Pomar mostra Mundo Habitado no Museu do Vinho Bairrada

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-01-2016

A obra de Júlio Pomar vai estar exposta em Anadia, a partir de 23 de janeiro próximo, data em que o pintor inaugura, pelas 16:00, no Museu do Vinho Bairrada, a exposição “O Mundo Habitado – Obras do acervo Atelier-Museu Júlio Pomar”, com a presença de João Soares, Ministro da Cultura.

PUBLICIDADE

Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa Fevereiro 2013. © Luisa Ferreira

Resultado de um convite dirigido pela Câmara Municipal de Anadia ao Atelier-Museu Júlio Pomar, no sentido de expor em Anadia um conjunto de obras representativo do trabalho do artista, esta mostra assenta num protocolo estabelecido entre o Município de Anadia e a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, entidade responsável pelos espaços culturais do Município de Lisboa.

PUBLICIDADE

Com curadoria de Sara Antónia Matos, responsável pelo Atelier-Museu, e de Pedro Faro, a exposição “O Mundo Habitado” procura “reconhecer que a obra deste pintor, nos seus diversos cambiantes, estilos e figurações, celebra a existência, os prazeres da vida, um mundo habitado: umas vezes por humanos, outras vezes por animais, outras ainda por criaturas estranhas, ou mesmo por todas em simultâneo”.

O esclarecimento é dado pelos curadores, que adiantam: “Júlio Pomar constrói um território de acção e tensão entre visibilidade e ilegibilidade, problematizando e propondo novos modos cognitivos, e reposicionando o homem num contexto «natural», não por ser perfeito mas pelas contradições que lhe são inerentes e têm de facto um lugar”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que Júlio Pomar, natural de Lisboa, completou 90 anos no passado dia 10 de janeiro, e a sua carreira atravessa já sete décadas.

“O Mundo Habitado – Obras do acervo Atelier-Museu Júlio Pomar” estará patente até 30 de abril nas instalações do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, entre as 10h00 e as 19h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE