A juíza de instrução criminal e ex-subinspetora-geral dos Serviços de Justiça Ana Sofia Fernandes assume a liderança da Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça a partir de 01 de setembro.
De acordo com o despacho da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a magistrada assume funções em comissão de serviço de três anos, renovável por igual período, a qual foi autorizada pelo plenário do Conselho Superior da Magistratura a 10 de julho.
PUBLICIDADE
Ana Sofia Fernandes substitui na liderança da Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça Gonçalo Pires, que integra agora a equipa governativa de Rita Alarcão Júdice enquanto secretário de Estado Adjunto e da Justiça no novo executivo saído das eleições de maio.
De acordo com a síntese curricular anexa ao despacho de nomeação, Ana Sofia Fernandes já tinha exercido funções de subinspetora-geral dos Serviços de Justiça entre 2019 e 2022, tendo depois voltado à magistratura, estando atualmente colocada como juíza de instrução criminal no Barreiro.
A magistrada, que vai iniciar funções um dia após completar 48 anos, é formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo ingressado no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em 2003.
No seu percurso na magistratura passou pelas áreas cível, trabalho, criminal e instrução criminal, em tribunais de Évora, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Funchal e vários tribunais das comarcas de Lisboa.
PUBLICIDADE