Conecte-se connosco

Coimbra

Judoca conimbricense Catarina Costa conquista medalha de ouro nos Jogos Europeus Universitários

Publicado

  em

Catarina Costa, judoca da Académica, conseguiu hoje uma medalha de ouro no segundo dia do judo nos Jogos Europeus Universitários, que decorrem em Coimbra até sábado.

Em -48 kg,  Catarina Costa,  atleta da Universidade de Coimbra, que já tinha vencido no Europeu Universitário de 2017, bateu na final a kosovar Fjolla Kelmendi, da Universidade de Pristina, com um ‘waza-ari’, naquela que foi uma reedição da final do Grande Prémio de Antália de 2018, na Turquia, também vencido pela lusa.

Antes, a estudante de Medicina já tinha vencido a francesa Mathilde Pardon, a espanhola Clara González e a turca Nazlican Kiliç, esta última nas meias-finais, para chegar à disputa pela medalha de ouro.

“Foi um dia perfeito, ainda mais a jogar duplamente em casa, em Coimbra e em Portugal, e não podia pedir uma melhor vitória”, afirmou Catarina Costa, no final da prova.

Se o objetivo definido era “ganhar a prova”, o “nível mais elevado” apresentado nos Jogos apresentou-lhe algumas dificuldades, mesmo tendo conseguido sempre seguir a tática definida.

A atleta de 20 anos volta a competir já na sexta-feira, no Grande Prémio de Zagreb, antes de disputar outro ‘grand prix’ em Budapeste, e aponta ao “grande objetivo, que será o Mundial em Baku, em setembro”, no qual quer “apostar tudo”.

Já Rodrigo Lopes, também ele um estudante de Medicina, na Universidade de Lisboa, acabou por perder na final de -60 kg com o espanhol Joaquim Jimeno (Universidade de Alicante), depois de chegar desgastado ao combate decisivo.

Depois de quatro medalhas no remo e seis na canoagem, os dois ‘metais’ no primeiro dia de finais no judo rendeu mais duas, elevando para 12 o número de medalhas lusas na prova, com destaque para a equipa da casa, a Universidade de Coimbra, que conquistou nove, cinco delas de ouro.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até sábado e traz 13 desportos diferentes a Coimbra, com a participação de cerca de 3150 atletas – a sua maioria campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição, entre eles cerca de 450 portugueses.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com