Cidade

Judo: Coimbra acolhe Taça da Europa de Cadetes

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-05-2019

A Apresentação da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 cumpriu-se esta terça-feira, 21 de maio, no Auditório do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Este fim-de-semana, 25 e 26 de maio, entram nos tatamis conimbricenses cerca de 550 Atletas de 30 Países. Portugal marca presença com 120 Judocas.

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) – Dr. Jorge Fernandes, do Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Alfredo Lucas, do Presidente do Conselho de Arbitragem da FPJ e membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Nuno Carvalho  e dos Atletas Bernardo Fernandes (ACM), Fátima Costa (JCC), Joaquim Rovira (AAC) ePatrícia Martins (MonC), presentes nesta Taça da Europa.

PUBLICIDADE

A competição que reúne os Melhores Jovens Judocas do Mundo está de regresso a Coimbra. A prova é conhecida pela enorme afluência de judocas e integra a IJF World Cadet Tour, que concede aos Atletas a oportunidade de adquirirem pontos para o Ranking Mundial de Cadetes.

Numa época bastante importante para os Cadetes, esta é a última Taça da Europa antes de três competições decisivas no escalão: Campeonato da Europa, Festival Olímpico da Juventude Europeia e Campeonato do Mundo. Este fim-de-semana, os Judocas participantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, têm uma das últimas oportunidades para se preparar para a fase fulcral da época.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, afirmou que “é uma grande satisfação receber, mais uma vez, esta competição em Coimbra. No ano em que não se realizar a Taça da Europa de Cadetes, toda a gente vai estranhar – Já é tradição. É uma competição que engradece o Desporto na nossa cidade. A Câmara Municipal de Coimbra vai aprovar um apoio financeiro para os Atletas locais que estão em fase de preparação olímpica, entre eles estão alguns judocas.”

 Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo frisou que ” mais uma edição da Taça da Europa de Cadetes aqui em Coimbra. Neste momento contamos com cerca de 550 Atletas e 30 Países inscritos. Muitos dos Judocas que vão competir aqui este fim de semana vão estar em Paris 2024. Não podemos criar muitas expectativas. Penso que podemos alcançar 3 ou 4 Medalhas, mas esta prova está com um nível altíssimo, ao nível das mais fortes do Circuito Mundial, com vários jovens que são Campeões Europeus e Mundiais.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE