Universidade

Jovens universitários da Pampilhosa da Serra recebem bolsa de estudo do município

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 25 segundos atrás em 23-12-2025

O Município de Pampilhosa da Serra atribuiu 14 Bolsas de Estudo a jovens do concelho que ingressaram no ensino superior, no presente ano letivo.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia decorreu no Auditório Municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

PUBLICIDADE

publicidade

Dirigindo-se a pais e alunos, o autarca sublinhou que a atribuição destas bolsas reflete a vontade do município em “continuar a apoiar os estudantes nesta nova etapa do seu percurso académico, à semelhança do que tem acontecido ao longo de todo o seu trajeto escolar”.

As bolsas de estudo assentam numa lógica de valorização do mérito académico, contemplando um valor base de 1.000 euros por aluno, acrescido de uma bonificação associada à média obtida no final do ensino secundário, que pode atingir os 600 euros. No total, o apoio financeiro atribuído ascende a 18.650 euros.

Para o presidente da câmara, mais do que o apoio financeiro, esta iniciativa pretende assinalar um momento de reconhecimento coletivo: “este é um motivo de orgulho para todos -para os alunos, pelo seu empenho e dedicação, para as famílias, pelo apoio constante e pelo investimento na educação dos seus filhos e também para o Município, que tem feito da educação uma aposta estratégica e consistente”.

Jorge Custódio destacou ainda a evolução e a qualidade do ensino no concelho, afirmando que “a escola de Pampilhosa da Serra é hoje uma referência a nível regional”, resultado de um trabalho contínuo e articulado entre a comunidade educativa e a autarquia.

Aos estudantes, o presidente deixou uma mensagem de incentivo e um desafio para o futuro: “Independentemente do percurso académico que escolheram, estão a investir na vossa valorização pessoal e intelectual. No entanto, gostaria que, concluída esta etapa, mantivessem sempre uma ligação ativa à vossa terra natal e, se possível, que aqui encontrassem oportunidades para empreender, trabalhar e crescer profissionalmente, contribuindo também para o desenvolvimento do concelho”.

Paralelamente à atribuição das Bolsas de Estudo do Município, e no âmbito do Programa Educação+, a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata entregou ainda quatro bolsas de estudo — duas de continuidade e duas iniciais — a estudantes pampilhosenses do ensino superior em situação económica mais desfavorável.

No cumprimento da sua missão social e educativa, a Fundação irá atribuir 2.000 euros a cada aluno, dando continuidade a uma iniciativa que se tem vindo a afirmar ao longo de vários anos consecutivos como um importante instrumento de apoio à formação académica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE