Coimbra

Jovens médicos juram em Coimbra “inabalável dedicação aos doentes”

Susana Brás | 5 meses atrás em 01-12-2023

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promoveu, esta sexta-feira, 1 de dezembro, a cerimónia do Juramento de Hipócrates, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O Convento São Francisco acolheu 275 novos médicos, inscritos na Ordem dos Médicos (OM), quer na Secção Regional do Centro quer os médicos formados e inscritos nas restantes regiões do país.

PUBLICIDADE

“Este juramento é um contrato moral com a promessa inabalável de dedicação aos doentes” e ao assumirem este compromisso aceitam tratar os doentes com respeito, dignidade e competência, não esquecendo a sagrada confidencialidade dos seus problemas”, esclareceu o presidente da SRCOM.

“Como médicos devemos ser “a âncora da esperança para quem sofre”, frisou Manuel Teixeira Veríssimo, referindo que “não é um fim, mas sim o começo de uma vida desafiante, mas também gratificante”, com “uma missão grandiosa e eticamente vitalícia”.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável da Ordem dos Médicos do Centro lembrou ainda que Juramento de Hipócrates “continua a representar hoje um marco ético importante para a profissão médica, funcionando como um constante lembrete dos valores fundamentais que devem orientar a prática médica e a relação médico-doente”.

O médico sublinha que “este dia testemunha a passagem da fase de mera aquisição de conhecimento científico à fase da prática, onde para além de saber é necessário saber fazer”.

Na sua intervenção, o bastonário da Ordem dos Médicos lembrou “o momento atual e difícil do Serviço Nacional de Saúde”, recordando que a formação e a investigação é muitas vezes desvalorizada pelo poder político.

“A investigação e a formação médica são fundamentais para melhorar o sistema de saúde em Portugal”, diz Carlos Cortes.

Ao dirigir-se aos novos médicos, o bastonário sublinhou que o “médico tem que ser sereno perante a adversidade, assertivo face à decisão e imperturbável perante o deslize”.

O Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização destes  275 jovens médicos, que juntaram a família e amigos no Convento São Francisco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE