Primeira Página

Jovens da Mealhada despertam consciências para o tráfico de seres humanos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 24-02-2024

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, uma problemática sobre a qual dizem haver pouca informação.

PUBLICIDADE

O bar do Cineteatro da Mealhada foi o ponto de encontro para os jovens, que se dividiram à volta de quatro mesas para debater as diversas vertentes da exploração de seres humanos, desde o laboral, sexual ou até de órgãos.

Bárbara Duarte, de 24 anos, foi a porta-voz da mesa que se debruçou sobre a forma de sinalizar e denunciar os casos de tráfico humano, procurando identificar os sinais mais comuns que sugerem que uma pessoa possa estar a ser vítima deste crime.

PUBLICIDADE

“Há uma grande desinformação nesta matéria, especialmente na forma de denunciar”, apontou.

A cada uma das mesas compostas pelos jovens juntaram-se representantes da Associação de Planeamento Familiar e da Saúde em Português.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa outra mesa, Vítor Fernandes, de 23 anos, acabou por partilhar que os números indicam que há mais vítimas homens sinalizadas, especialmente na área da exploração laboral.

“Esta é a exploração mais recorrente em Portugal, no trabalho do campo e na área da construção civil”, referiu.

Já a mesa da jovem Joana Rodrigues destacou que há apenas um centro de acolhimento e proteção para crianças e jovens vítimas de tráfico humano desde 2018, que até hoje acolheu 26 vítimas.

A última mesa abordou o papel da tecnologia no tráfico dos seres humanos.

“É um assunto pouco falado e que tem vindo a aumentar, as tecnologias são usadas para o tráfico com contas falsas nas redes sociais, ofertas de emprego falsas e também com anúncios falsos de alojamento”, indicou Daniela Lebre, que aludiu ainda à necessidade de uma legislação mais rígida nesta matéria.

A ocasião contou com a presença do vereador da Câmara Municipal da Mealhada Hugo Silva, que explicou que esta é uma iniciativa do “Comunica-te Jovem!”, que visa despertar consciências.

“É um tema pesado da sociedade, mas que os jovens têm consciência que existe. A autarquia pode ecoar e dar voz à opinião e aos contributos dos jovens”, concluiu.

O “Comunica-te Jovem!”, um espaço de debate de temas da atualidade, é dinamizado pela Juventude Zona 231.

Em paralelo, o Cineteatro Messias tem exposta, até segunda-feira, a exposição “Mercadoria Humana 4 – Também acontece aqui”, da Saúde em Português.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE