Mundo

Jovem morre no sul de Espanha devido a um golpe de calor

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

Um jovem de 17 anos morreu hoje de manhã num hospital em Córdoba, no sul de Espanha, por causa de um golpe de calor que sofreu quando estava a trabalhar no campo, segundo a autoridade regional de saúde da Andaluzia.

PUBLICIDADE

O jovem estava a trabalhar no campo quando começou a sentir-se mal e entrou numa piscina para se refrescar e ao sair começou a ter convulsões.

O jovem residente na província de Castro del Rio, em Córdoba, deu entrada no Hospital Rainha Sofía de Córdoba às 12:00 de quinta-feira (11:00 em Lisboa) e hoje acabou por falecer às 01:25 (00:25 hora de Lisboa) depois de ter sido submetido a uma cirurgia.

PUBLICIDADE

O jovem é a primeira vítima mortal causada pelo calor na Andaluzia este ano.

Na quinta-feira, um homem de 45 anos foi internado no Hospital de Múrcia também devido ao calor, encontrando-se em estado grave.

PUBLICIDADE

publicidade

O Ministério da Saúde espanhol deu as condolências à família da vítima mortal e recomendou aos cidadãos que evitem a exposição contínua ao sol e chamou a atenção para a necessidade de hidratação, em especial para pessoas com problemas de saúde, crianças e idosos.

A onda de calor irregular que está a afetar a Europa está a provocar, além de incêndios, fecho de escolas, aumento da poluição, algumas mortes por choque térmico.

Em Milão, Itália, um sem-abrigo de 72 anos foi encontrado morto perto da gare central, vítima do calor, segundo as autoridades, e em França a morte de três pessoas nas praias da costa sul foi associada ao choque térmico.

A Europa está a ser afetada por uma onda de calor, com temperaturas de cerca de 40 graus centígrados na maior parte dos países, com exceção de Portugal, levando as autoridades a lançar alertas à população.

A vaga de calor tem origem no deserto do Saara e estará associado ao aquecimento global e a gases com efeito de estufa, segundo cientistas consultados pela agência de notícias francesa AFP.

Em Espanha, o instituto meteorológico (AEMET) divulgou uma série de recomendações relativas ao calor (beber muitos líquidos, cobrir a cabeça, não fazer exercício a meio do dia) e advertiu para o “risco extremo” de incêndios em regiões como Catalunha, Aragão, Navarra e Extremadura.

Por sua vez, o serviço meteorológico francês ativou pela primeira vez o alerta de calor extremo, com quatro departamentos no sul colocados no nível vermelho de vigilância devido às previsões de temperaturas de 42 a 45 graus nos próximos dias.

O resto do país permanece em alerta laranja e as previsões mostram que esta onda de calor só vai abrandar a partir de domingo.

Também a Alemanha está a ser atingida por temperaturas muito altas, com os serviços de meteorologia a estimarem que os termómetros poderão registar os valores mais altos dos últimos 70 anos, quando, em 1947, Frankfurt bateu recordes registado 38,2°C.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE