Mundo

Jovem morre após receber dosagem a mais de medicação para crise de ansiedade

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 10-08-2023

Uma jovem estudante de 21 anos morreu após receber uma sobredosagem de medicação contra indicada ao quadro clínico durante uma crise de ansiedade, no Brasil. 

PUBLICIDADE

Deu entrada no hospital a 3 de julho, e segundo o advogado citado pelo G1, estava consciente e a conversar. Naquela unidade, o médico receitou-lhe fentanila e midazolam.

No mesmo dia, a paciente foi encaminhada a um posto de saúde e, no caminho, recebeu mais doses de fentanila e midazolam. Foi constatado um “dano cerebral muito grande”. No dia 5 do mesmo mês, foi encaminhada para outro hospital onde o óbito foi declarado já no dia 9 de julho.

PUBLICIDADE

O advogado referiu ainda que a família aguarda o relatório toxicológico da morte, mas que a causa preliminar foi uma paragem cardiorrespiratória, que causou morte encefálica.

“Eram medicamentos com a finalidade de entubação, não ansiedade. Normalmente utilizam para entubação 1 a 1.2 microgramas de um dos medicamentos, por peso. Ela teria que tomar 50 microgramas, mas foram aplicadas 4 ampolas de 10 miligramas, 2 mil microgramas”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

O médico diretor clínico e a coordenadora de enfermagem foram afastados. De acordo com a polícia, a investigação aponta para o facto dos profissionais falsificarem documentos para omitir a dosagem, o nome dos medicamentos e até os procedimentos feitos, cita o Notícias ao Minuto.

“Consta no inquérito que houve uma tentativa de suprimir documentos. O médico preencheu um registo falso sobre o que administrou na paciente. A coordenadora produziu documentos a omitir a quantidade, procedimentos e medicamentos administrados pelas enfermeiras”, acrescentou.

A Polícia Civil brasileira está a tomar conta do caso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE