Coimbra

Jovem monta presépio de 1200 peças que pode ser visitado gratuitamente em Coimbra

António Alves | 5 meses atrás em 08-12-2023

Os números impressionam: 1200 peças, 10 estruturas em movimento, 22 caixas de musgo, 5 posseiros de areia (entre muitos outros materiais), 60 metros quadrados de área e mais de 150 horas de trabalho. O resultado é um presépio construído no número 155 da rua 1º de Maio, em Fala, e que pode ser visitado gratuitamente aos fins de semana no período entre as 15:00 e as 19:00.

PUBLICIDADE

André Borralho é o jovem que decidiu colocar mãos à obra para prosseguir o trabalho iniciado pelo pai. Fruto da aquisição de peças nas feiras e mercados, o fotógrafo de 22 anos aproveitou um espaço usado para arrumos na sua habitação para mostrar a coleção aos amigos e população vizinha.

Apesar de ainda ir encontrando peças nos mercados e feiras e numa loja na Baixa de Coimbra para ir aumentando a coleção, o responsável pelo presépio reconhece que já se vêem cada vez menos à venda. A solução tem sido a busca noutro tipo de locais onde existam peças semelhantes para, dessa forma, proporcionar uma novidade a quem visita todos os anos o espaço.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Há 4 anos atrás, André Borralho decidiu dar “uma nova vida” a algumas das peças com a construção de um sistema mecânico para a sua mobilidade.

PUBLICIDADE

“Comecei a idealizar na minha cabeça dar movimento a algumas peças. Para tal, pedi ajuda a um amigo que levou a que, nesse ano, fosse possível colocar em movimento um moinho e o rancho folclórico”, afirmou ao Notícias de Coimbra.

Carregue na galeria e veja algumas das imagens do presépio de Fala

IMG_9620

Image 3 of 12

Em 2023, a novidade deste presépio é a estrutura com um queda de água que se encontra junto à porta de entrada do espaço que está dividido em duas partes.

No primeiro, encontramos as peças mais tradicionais, onde se vê o menino Jesus, Maria e José e quadros típicos como a matança do porco, uma taberna ou o trabalho na agricultura.

Na parte superior, o jovem criou diversos cenários onde reflete a sua interpretação do Natal nos dias de hoje, e que tem ícones de várias cidades europeias e também das tradições portuguesas.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com André Borralho

O trabalho do jovem fotógrafo foi este ano reconhecido pela União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. O presidente Jorge Veloso marcou presença na inauguração do presépio e elogiou a forma inovadora e empreendedora do jovem da freguesia que dedica uma boa parte dos seus tempos livres para concretizar este sonho.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o autarca referiu que a freguesia já era conhecida pela apresentação de um presépio no recreio da Escola EB1 de São Martinho do Bispo da autoria de Juvenal Costa.

Um trabalho que deixou de ser feito durante a pandemia de covid-19, mas que o presidente pretende retomar. Em 2024, vai lançar um desafio a André Borralho e Juvenal Costa, como revelou na entrevista.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Jorge Veloso

O presépio abriu portas esta sexta-feira, 8 de dezembro, e pode ser visitado gratuitamente até 6 de janeiro de 2024 aos fins de semana entre as 15:00 e as 19:00.

Veja o Direto Notícias de Coimbra para conhecer melhor o presépio

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE