Saúde

Jovem implorou por ajuda para viver e pedido foi ouvido por Numeiro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 24 minutos atrás em 12-12-2025

Imagem: Facebook

Ângela Pereira, de 23 anos, voltou a ganhar esperança na luta pela vida depois de um apelo emocionado nas redes sociais se ter tornado viral em poucos dias.

A jovem, que combate uma leucemia e enfrenta agora um aspergiloma, uma infeção fúngica particularmente difícil de tratar, vive um momento crítico, com um prognóstico muito reservado.

PUBLICIDADE

publicidade

O seu pedido — que não procurava donativos, mas sim partilhas e contactos de médicos especialistas — chegou rapidamente a milhares de pessoas e foi amplamente difundido por várias figuras públicas, entre as quais Carolina Deslandes, KikoisHot, Beatriz Barosa, Rita Salema, Luciana Abreu, Sofia Ribeiro, Raquel Strada, António Raminhos e os Calema.

PUBLICIDADE

Ângela explicou que, no IPO do Porto, onde estava a ser acompanhada, terá sido informada de que já não havia mais opções terapêuticas disponíveis. Determinada a procurar novas hipóteses, viu surgir uma onda de solidariedade que ultrapassou fronteiras.

Entre os que se mobilizaram esteve o youtuber Numeiro, que, juntamente com Mafalda Araújo, viajou até Manchester, no Reino Unido, na tentativa de estabelecer contacto com o reputado infectologista Chris Kosmidis, do National Aspergillosis Centre — uma referência mundial no tratamento desta doença rara e agressiva.

Esta quinta-feira, chegou finalmente a notícia que todos aguardavam: Kosmidis já recebeu o processo clínico de Ângela e contactou o IPO do Porto.

Num e-mail dirigido a Mafalda, o especialista escreveu: “O meu colega disse-me que a conheceu e recebeu as informações clínicas, portanto já as temos. Tal como ele a informou, enviámos e-mail ao IPO do Porto hoje com os nossos contactos e aguardamos que eles respondam, para percebermos se conseguimos aconselhar da melhor maneira.”

A jovem ativista acrescentou, numa atualização publicada nas redes: “O National Aspergillosis Centre já contactou o IPO do Porto. Só temos de agradecer o atendimento aqui em Manchester tão rápido e prestável que, em menos de 6 horas, contactaram o IPO. Resta-nos esperar pela resposta do IPO para que os hospitais conversem entre si.”

Enquanto Ângela aguarda os próximos passos, a onda de solidariedade continua a crescer, com milhares de pessoas a acompanhar de perto a luta da jovem e a torcer por avanços que lhe devolvam a esperança num novo tratamento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE