Cidade

Jovem de Coimbra parte para Moçambique em missão de voluntariado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-09-2014

Suzana Patrocínio, junta-se a uma equipa de 14 voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento (LD), que em Setembro partirão em missão para Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e o seu destino será Cuamba, em Moçambique.

PUBLICIDADE

Em Moçambique, esta jovem licenciada em Língua e Cultura Portuguesa, irá estar mais dedicada ao projecto Muthiyana que promove o empoderamento das mulheres de Cuamba, em Moçambique.

Para Suzana Patrocínio, de 32 anos partir em missão humanitária é… “confiar, acima de tudo, em Deus e saber que fazemos parte de uma grande família de missionários. É, também, aprender a viver em comunidade e a praticar diariamente a nossa relação de intimidade com Deus, através da oração – individual e comunitária. É aprender a pedir graça mesmo nos momentos de maior dificuldade, tendo a resiliência necessária para continuar a seguir a Deus e não abandonar a missão que nos foi confiada a nós”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre as expectativas que tem para a sua missão, Suzana Patrocínio diz: “mais do que ter expectativas sobre a missão que vou desenvolver, é saber que aprendi a deixar o coração aberto para que Deus haja através de nós”.

Quanto aos nove meses de formação que antecederam a sua partida, refere ainda: “foram 9 meses de grande crescimento espiritual e pessoal, nos quais aprendi a partilhar com os meus irmãos de missão aquilo que vou sentindo e pensando no dia-a-dia e compreendendo a importância de saber dizer as coisas com justiça, verdade e amor. Sem ter receios ou travões. Porque estar na formação dos Leigos é estar entre pessoas que têm a mesma vontade de servir a Deus, que têm o mesmo brilho no olhar e o mesmo comprometimento para com a vida”.

PUBLICIDADE

No total, estarão no terreno 14 voluntários, cujo objetivo é dar continuidade a um trabalho de 28 anos ao serviço das comunidades mais necessitadas. Para assinalar a partida destes novos jovens voluntários realizar-se-á uma Missa do Envio no próximo dia 7 de setembro, às 13:00, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa.

Com uma experiência e saber acumulado ao serviço dos outros há 28 anos, os Leigos para o Desenvolvimento têm um projeto em Portugal (Centro S. Pedro Claver) e quatro missões em curso, em três países de expressão portuguesa: duas em S. Tomé e Príncipe (Porto Alegre e S. Tomé), uma em Angola (Benguela) e outra em Moçambique (Cuamba).

Os “Leigos para o Desenvolvimento” são uma Associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida como uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), membro da Plataforma Nacional das ONGD Portuguesas e da Rede Xavier. Nasceu em Lisboa, a 11 de Abril de 1986,e a sua sede é no Centro Universitário Padre António Vieira , em Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE