Coimbra

Pedro, Paulo e Ana inauguram Posto de Turismo de Fátima

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-05-2016

Foi inaugurado hoje o Posto de Turismo de Fátima, na Av. D. José Alves Correia da Silva, com a presença de Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.

PUBLICIDADE

a

O edifício implanta-se no local onde se situava o antigo posto de turismo, demolido em consequência das obras de requalificação de Fátima. Tal como estas obras vieram melhorar substancialmente as infraestruturas de acolhimento aos peregrinos, também o novo Posto de Turismo de Fátima se apresenta agora como um espaço visual e arquitetonicamente adequado para receber os visitantes à Cova da Iria.

PUBLICIDADE

O Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, procedeu à bênção do espaço.

Se o turismo religioso constitui uma importante motivação de visita a Portugal, nomeadamente à cidade-santuário de Fátima que atrai anualmente um volume crescente de turistas oriundos de países cada vez mais distantes (Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia, Japão, Malásia, Sri Lanka, etc…), a esperada vinda de Sua Santidade o Papa Francisco ao Santuário, nos próximos dias 12 e 13 de maio de 2017, implicará a presença de muitos milhares de pessoas naquele local de culto mariano.

PUBLICIDADE

publicidade

Este acontecimento a ocorrer por ocasião do Centenário das Aparições, vem fortalecer e reforçar a visibilidade de Fátima enquanto local de carácter internacional.

a

O segmento religioso detém um papel fundamental no desenvolvimento económico do concelho de Ourém e de toda a Região Centro de Portugal, estimando-se um volume turístico anual de cerca de 6 milhões de visitantes.

Fátima dispõe de um moderno parque hoteleiro com 6548 camas distribuídas por 56 empreendimentos turísticos, sendo que foram contabilizadas em 2014, 647.000 dormidas, valor que representa 14% das dormidas na região Centro.

aa

O edifício desenvolve-se num só piso e o acesso principal é feito pela fachada com frente para a avenida, através de um pequeno átrio exterior situado numa zona central. O espaço interior é aberto, podendo dividir-se em várias áreas sem separação física, repartidas pela receção, a sala de espera, a área para promoção e venda de produtos regionais ou outros usos. Através de uma galeria é possível aceder à instalação sanitária e a uma arrecadação.

Embora o espaço interior seja bastante envidraçado, a orientação solar e a pala de proteção deixam prever que não exista excesso de insolação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE