O funcionário público José Oliveira é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à presidência da Câmara Municipal de Tábua, funções a que concorre pela quarta vez com o objetivo de lutar pelo desenvolvimento do concelho.
“Decidi concorrer mais uma vez à Câmara Municipal de Tábua pelo amor que tenho ao concelho de onde sou natural. Sou funcionário público em Sintra, mas gostava muito de ver o desenvolvimento deste concelho”, destacou.
Em declarações à agência Lusa, o candidato de 62 anos explicou que já concorreu em quatro das últimas cinco eleições autárquicas.
PUBLICIDADE
“Só não fui [candidato] em 2021 porque estava doente. Gostava de ver o meu concelho menos desertificado, por isso é preciso atrair pessoas e fazer com que se fixem”, referiu.
Entre as suas pretensões e prioridades figura também “a aposta no desenvolvimento cultural”.
“Em vez de se fazerem grandes festas, onde se gastam milhares de euros, deviam apoiar-se as festas populares nas freguesias, para trazer os nossos turistas e emigrantes a Portugal. Fazer como eram antigamente, com as romarias”, acrescentou.
Para tal, José Oliveira defende que se devem apoiar financeiramente as freguesias, pois é aí que “começa o trabalho para cativar as pessoas e fazer com que as povoações não fiquem desertificadas”.
A CDU – que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) – anunciou ainda que o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Tábua é o funcionário da administração local Fernando Moitas, de 55 anos.
Para além de José Manuel Oliveira pela CDU, concorrem à liderança da Câmara de Tábua o atual presidente, Ricardo Cruz, pelo PS, Luís Jesus, pelo PSD, e Luís Madaleno pelo Chega.
Em 2021, Ricardo Cruz foi eleito presidente da Câmara de Tábua pelo PS com 52,49% dos votos, enquanto a coligação do PSD com o CDS-PP contabilizou 42,25% e a CDU 1,91% dos votos.
O executivo da Câmara Municipal de Tábua, no interior do distrito de Coimbra, é formado por quatro eleitos do PS e três do PSD/CDS-PP.
As eleições autárquicas foram agendadas para dia 12 outubro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE