Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

José Manuel Silva pede demissão de Manuel Machado se…

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-04-2018

José Manuel Silva pede demissão de Manuel Machado se nos próximos 15 dias a Câmara não nomear um responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva lamentou que o município não esteja a trabalhar na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

“As associações culturais com quem já dialogámos foram unânimes em referir, em resposta às perguntas que colocámos, que não foram ainda contactadas para colaborarem regularmente e participarem da programação do Convento de São Francisco nem sequer, muito mais grave, da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador questionou o presidente do município sobre “quem coordena e quem faz parte do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”.

“Exigimos nomes e factos! Não são toleráveis mais atrasos nem mais afirmações generalistas”, sublinhou José Manuel Silva, que desafiou o presidente Manuel Machado a demitir-se se, no prazo de 15 dias, não apresentar publicamente “os nomes do comissário ou da comissária e da Comissão de candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura”.

PUBLICIDADE

Para o líder do movimento Somos Coimbra, o presidente do município “não tem o direito de continuar a hipotecar as hipóteses de sucesso desta candidatura e de falhar, tal como falhou na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Juventude 2018 e a Capital Europeia da Inovação 2017”.

Para a candidatura, José Manuel Silva propõe como tema “‘Da antiguidade à modernidade’, com o qual Coimbra não terá concorrentes à altura, caso seja bem trabalhado e preparado, pois nenhuma outra cidade tem o património e o potencial de Coimbra, alavancando a construção inteligente de um futuro de grande desenvolvimento cultural, artístico, patrimonial, económico, social e humano”.

O Presidente da Câmara respondeu que a sessão do executivo municipal não é a Assembleia Geral do Sporting, classificando a intervenção do médico como “uma rábula”.

TERREIRO DA ERVA BAIXA

Recordamos que Manuel Machado já disse que Coimbra planeia um investimento de 100 milhões de euros para “o desafio de tornar a cidade Capital Europeia da Cultura em 2027, com o grosso do valor para produção cultural”.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho de 2017 a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá em 2021.

Coimbra já manifestou intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027, tal como Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu, na região Centro, ou Braga e Viana do Castelo, no Norte, Cascais e Oeiras, na área de Lisboa, e Évora e Faro, no Sul do país.

O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, disse em fevereiro, em Coimbra, que faz todo o sentido a agregação de cidades para candidatura a Capital Europeia da Cultura, pois este tipo de projetos tem cada vez mais escala regional, mas, pelos vistos, os edis decidiram não acatar estar recomendação do governante.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com