Coimbra

José Manuel Silva pede ao Governo mais apoios para os municípios

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-09-2022

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, reivindica mais apoios do Governo para os municípios portugueses. Considera que “o Governo está a arrecadar mais impostos, especialmente através do IVA, às custas das autarquias”, tendo em conta a inflação registada, e considera que “é inadmissível” que tal não se traduza numa maior ajuda às câmaras municipais.

PUBLICIDADE

“É justo que este dinheiro seja devolvido às autarquias, para investirmos no concelho e nas famílias conimbricenses”, sublinhou, esta segunda feira, na reunião do executivo que se encontra a decorrer nos Paços do Concelho.

Como exemplo da inflação, destacou os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), onde se registam avultados aumentos em termos de consumos de eletricidade e gasóleo. “A fatura dos SMTUC duplicou, sendo de 100 mil euros por mês”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva explicou que apresentou esta preocupação no Encontro Nacional de Autarcas, promovido em Viseu pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses, onde foi apreciada a evolução de vários processos ligados à gestão e financiamento local e à descentralização de competências, bem como a reivindicações a apresentar proximamente ao Governo por parte dos municípios.

“Recordei que enquanto a Câmara de Coimbra perde este ano cerca de 9 milhões de euros do seu orçamento, o que impede a concretização de várias obras e de muitos projetos previstos para 2022, o Governo está a faturar milhares de milhões de euros a mais do que aquilo que previa, numa desigualdade e num centralismo imoral”, frisou.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE